Que tal aprender os principais passos para a construção de um evento audiovisual? Como parte da programação do Festival de Cinema de Vitória: Panorama Diversidade 27 anos, que conta com recursos da Lei Aldir Blanc, será ofertado – entre os dias 1º e 3 de março – o Laboratório Criativo – Tecnologias Sociais nos Festivais de Cinema. O workshop online e gratuito irá tratar, em três aulas, sobre as etapas que levam a construção de um festival de cinema. As inscrições acontecem a partir de 24 de fevereiro, via formulário Google. A seleção dos participantes é por ordem de inscrição.
As aulas são sobre produção, – com foco em gestão de projeto -, mobilização comunitária e produção executiva. Serão disponibilizadas 20 vagas (que terão direito a certificado após a conclusão do curso). As aulas também estarão abertas para 100 ouvintes. O público alvo da formação são produtores, artistas e articuladores culturais, além do público em geral interessado no tema.
Facilitadores
Fran de Oliveira é produtor, realizador e editor no Festival de Cinema de Vitória há mais de 20 anos. Também atua como orientador em oficinas de animação, além de ser programador e animador audiovisual. Fran ministrará aula sobre mobilização comunitária.
Guilherme Rebêlo é produtor e projetista cultural. Com 10 anos de experiência, atua em projetos nas áreas da artes, cultura e direito humanos com foco em difusão e formação de plateia. Atualmente desenvolve projetos no Instituto Brasil de Cultura e Arte, como o Festival de Cinema de Vitória.Dirigiu a produção de filmes como Pássaro Sem Plumas e Zacimba Gaba – Um Tiro no Escuro, ambos com direção de Tati Rabelo e Rod Linhales. No grupo Assédio Coletivo, desenvolveu projetos como Festival Tarde no Bairro, Webséries e Reviravolta Coletiva. Guilherme ministrará aula sobre produção com foco em gestão de projetos.
Larissa Delbone é advogada e produtora executiva do Festival de Cinema de Vitória e diretora do Instituto Brasil de Cultura e Arte. Atua em projetos na área da cultura, artes, assistência social e direitos humanos. Larissa ministrará aula sobre produção executiva.
Panorama Diversidade 27 Anos
O Festival de Cinema de Vitória: Panorama Diversidade 27 Anos é um projeto retrospectivo que apresenta 20 curtas-metragens exibidos no Festival de Cinema de Vitória ao longo de quase três décadas de existência.
A programação foi dividida em três programas: Mostra Panorama Brasil, que trata da diversidade de temas associados ao Brasil; Mostra Panorama Espírito Santo, que joga luz sobre o cinema produzido no Estado que sedia o evento; e Mostra Panorama Diversidade, que trata da diversidade sexual e de gênero.
Com realização do Instituto Brasil de Cultura e Arte, o projeto conta com recursos da Lei Aldir Blanc, via Edital de Seleção de Projetos e Concessão de Prêmio Artes Integradas 2020, por intermédio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult ES), direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.