27FCV: Homenagem a Gilberto Gil e Cerimônia de premiação encerram a programação

Infelizmente, o que é bom dura pouco. Hoje é o último dia do 27º Festival de Cinema de Vitória. Este ano, em função da Covid-19, nossa edição aconteceu em formato online. Foram exibidos 101 filmes, debates e uma série de atividades de formação em uma programação intensa que desde a última terça-feira (24) tomou conta de tablets, computadores, celulares e tvs. 

Mas a programação ainda não acabou. Hoje o público vai poder conferir a homenagem ao grande Gilberto Gil e acompanhar quais são os curtas e longas-metragens que irão receber o Troféu Vitória. Mas antes, na parte da tarde, acontece os últimos debates das Mostras Competitivas. 

Debates 

O quinto dia de debates com os realizadores sobre as suas produções, têm início a partir das 11 horas, sobre os filmes exibidos na Quarta Sessão Competitiva Nacional, que exibiu quatro curtas da 24ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas, e um longa da 10ª Mostra Competitiva Nacional de Longas

A partir das 15 horas, acontece o debate da 5ª Mostra Cinema e Negritude, que será mediado pelo jornalista Leonardo Vais. A janela apresenta uma seleção de curtas-metragens produzidos exclusivamente por realizadores negros e que tratam das narrativas que atravessam a população negra no Brasil.

Na sequência, às 16 horas, o debate da 9ª Mostra Foco Capixaba, janela exclusiva para realizadores do Espírito Santo. Esse ano, o público de todo o Brasil pode conferir o talento dos realizadores capixabas.

Os bate-papos acontecem no Canal de Youtube do FCV e serão conduzido pelo jornalista e crítico de cinema, Filippo Pitanga; e pela doutoranda em psicologia e cinema pela USP e crítica de cinema para o portal Geledés, Viviane A. Pistache

Gilberto Gil e Premiação 

Armando Babaioff e Priscila Gama são os apresentadores da 6ª noite do 27FCV. Foto: Tati Hauer

Com apresentação do ator Armando Babaioff e da presidente do Instituto das Pretas, Priscila Gama, a partir das 18 horas tem início a Homenagem ao cantor e compositor Gilberto Gil, pela sua contribuição para o cinema e a cultura brasileira. O artista emprestou o seu talento para a trilha de diversas produções audiovisuais assinadas por nomes como Andrucha Waddington, Walter Lima Jr, Rogério Sganzerla e Cacá Diegues .

Além de ter sido tema de três documentários em fases distintas da sua carreira: Doces Bárbaros (1976), de Jom Tob Azulay; Tempo Rei (1996), de Andrucha Waddington, Lula Buarque e Breno Silveira; Viva São João! (2001), de Andrucha Waddington.

Como parte da homenagem foi produzido o Caderno do Homenageado, uma publicação exclusiva com texto assinado pelo jornalista e escritor Jace Theodoro e edição de Lucia Caus. O músico recebeu também uma escultura inédita criada pelo artista José Carlos Vilar, uma joia exclusiva da Carla Buaiz Jóias e o tradicional Troféu Vitória.

O Festival também vai exibir pela primeira vez um trecho do aguardado documentário Disposições Amoráveis, totalmente inédito. O público terá a oportunidade de assistir às primeiras imagens divulgadas do longa-metragem dirigido pela pesquisadora Ana de Oliveira. Rodado em 2019, o filme percorre o pensamento de Gilberto Gil através de encontros, lugares e canções, trazendo para o centro da discussão a linha temática amor e futuro.

Movendo lembranças, sentimentos e histórias, Disposições Amoráveis promove a troca de ideias e experiências para construir um grande painel dialógico em que, direta ou indiretamente, todos os personagens acabem conversando com todos. A diretora Ana de Oliveira registrou um grande encontro de Gil com o ex-presidente do Uruguai Pepe Mujica, um raro eclipse total do Sol, em pleno deserto do Atacama, no Chile, e uma viagem de Gil à Índia, em Kerala, onde foi ao ashram Amritapuri para receber o darshan (benção) da líder espiritual Amma.

Na sequência, vamos conhecer os filmes que irão receber o Troféu Vitória do 27º Festival de Cinema de Vitória. Os filmes foram escolhidos pelo Júri Técnico formado por profissionais com estreita relação com a sétima arte. Confira aqui as categorias e premiações extras que os vencedores irão receber. Também vamos conhecer os escolhidos do público. Imperdível! 

O 27º Festival de Cinema de Vitória conta com o Patrocínio do Ministério do Turismo, através da Lei de Incentivo à Cultura, e do Banestes. Conta com o apoio da Unimed Vitória, da Rede Gazeta, do Canal Brasil, da Stella Artois e da Suzano. Conta também com o apoio institucional do Centro Técnico do Audiovisual (CTAv), da Tower Web, da Dot, da Link Digital, da Mistika, da ABD Capixaba, da Carla Buaiz Jóias, do Findes, do Sesi Cultural e da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

27º Festival de Cinema de Vitória
PROGRAMAÇÃO – 29 DE NOVEMBRO

Domingo

11h Debate Quinta Sessão Competitiva Nacional
15h Debate 5ª Mostra Cinema e Negritude
16h Debate 9ª Mostra Foco Capixaba

18h Homenagem a Gilberto Gil
Cerimônia de Premiação