Um passeio escolar e um mundo de descobertas e aprendizados. Esse é o universo pelo qual passeia o filme o Baile, de Cíntia Domit Bittar, selecionado para a 24ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas, que faz parte da programação do 27º Festival de Cinema de Vitória, que acontece entre os dias 24 e 29 de novembro, em formato online e gratuito. O curta será exibido no dia 26 de novembro, quinta-feira, a partir das 19 horas e ficará disponível por 24 horas na plataforma InnSaei.TV.
De acordo com Cíntia, a ideia do filme surgiu durante o processo de criação para um projeto de captação de recursos. “Na época, eu estava forçando a mente pra escrever uma história infantil e feminista, pois havia um edital para produção de curta com público-alvo infanto-juvenil. Queria um enredo que desse conta de uma garota descobrir a importância da política e a existência das estruturas do Estado, bem como o impacto disso tudo na vida cotidiana” relembra a diretora.
Enquanto ela procurava um fio condutor para sua história, a memória lhe trouxe um passeio fna Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC). “Me veio em mente uma imagem que é rotineira em todas as casas legislativas, executivas e até de organizações da sociedade civil, que é a galeria dos ex-presidentes – geralmente homens brancos, de aparência burguesa, acima de 40 anos. Quando entrei na ALESC pela primeira vez foi o que mais me impactou. Então tentei puxar algum fio condutor e me veio a ideia dessa menina que faz um passeio escolar, visita a ALESC e se dá conta de muita coisa ali” explica Cíntia.
Em contraponto aos retratos da Assembleia, a diretora criou para a protagonista mirim uma família exclusivamente feminina e além de pequenos ganchos que conectam a narrativa. “Criei sua família, que eu já sabia que seria uma família só de mulheres. E quis que a profissão da mãe tivesse algo a ver com os retratos que ela vê na ALESC. Então foi um trabalho de conectar as pontas, criar o enredo propriamente dito”.
Segundo Cintia, todo o processo de realização do curta foi “muito tranquilo, gostoso e divertido” relembra a diretora. Mas um dos momentos que ela destaca durante as gravações é a visita escolar a Assembleia Legislativa. A turma tem a chance de conhecer a história de Antonieta de Barros, a primeira mulher negra eleita no rasil e a primeira mulher de Santa Catarina.
“Ao chegar com as atrizes e as crianças figurantes no set, comecei a explicar a cena. Naturalmente, as crianças começaram a me fazer perguntas sobre política iguais ou muito parecidas com as que eu tinha escrito no roteiro e eu fui respondendo. Quando me dei conta era como se a cena que eu escrevi estivesse acontecendo na realidade. E quando fomos gravar pra valer, eu que sempre gosto de demorar para dar o ‘Corta!’, fui presenteada com as crianças continuando a cena no improviso, mas de forma totalmente natural, pois as figurantes seguiram questionando a ‘Tia Júlia’, como se ela fosse mesmo professora. Foi um momento que emocionou a equipe, pois quem assistir ao filme vai perceber que tem um peso bem grande esse momento, com abordagem feminista anti-racista”.
Sobre a seleção para o 27º Festival de Cinema de Vitória, a diretora ficou extremamente feliz. “Foi uma alegria e ao mesmo tempo causou um aperto no coração, pois queria muito estar presencialmente, conhecer a cidade. Também conheço muito bem a fama do karaokê do festival e é triste não poder dar aquele show de desafinação não intencional. Minha sócia esteve no festival com com o curta ‘Apenas o Que Você Precisa Saber Sobre Mim’, dirigido por ela. Disse que tem uma energia incrível aí! Mas evidente que fiquei muito feliz! É uma importante janela do cinema brasileiro e para nós o filme nas telas sendo compartilhado com o público é o que há de mais gratificante”.
Online
O Festival de Cinema de Vitória é o maior e mais importante evento de cinema do Espírito Santo. Sua 27ª edição se materializa de forma diferente em 2020. Entre os dias 24 e 29 de novembro, o evento será realizado em formato online, com as mostras exibidas na plataforma InnSaei.TV, no Canal de YouTube e nas redes sociais do evento. Os filmes estarão disponíveis para o público por 24 horas, de acordo com a programação, que será divulgada em breve.
O 27º Festival de Cinema de Vitória conta com o Patrocínio do Ministério do Turismo, através da Lei de Incentivo à Cultura, e do Banestes. Conta com o apoio da Unimed Vitória, da Rede Gazeta, do Canal Brasil, da Stella Artois e da Suzano. Conta também com o apoio institucional do Centro Técnico do Audiovisual (CTAv), da Tower Web, da Dot, da Link Digital, da Mistika, da ABD Capixaba, da Carla Buaiz Jóias, do Findes, do Sesi Cultural e da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).
27º Festival de Cinema de Vitória
24ª MOSTRA COMPETITIVA NACIONAL DE CURTAS
BAILE (FIC, 18’, SC), Cíntia Domit Bittar
Há dias que nos amadurecem mais. Andréa tem só dez anos e talvez ainda não perceba que seu dia foi assim. Classificação indicativa: Livre
27º Festival de Cinema de Vitória
Quando: 24 a 29 de novembro
Local: InnSaei.TV, YouTube e Redes Sociais do FCV
Online e Gratuito
24ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas
Quando: 24 a 28 de novembro, às 19 horas
Exibição Baile*: 26 de novembro, quinta-feira, a partir das 19 horas
Onde: InnSaei.TV
Online e Gratuito
*O filme ficará disponível por 24 horas