Misturando imagens documentais com filmagens recentes, o filme A Morte Branca do Feiticeiro Negro, de Rodrigo Ribeiro, propõe um olhar sobre o passado escravista brasileiro. O documentário será exibido na 24ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas, que faz parte da programação do 27º Festival de Cinema de Vitória, que acontece entre os dias 24 e 29 de novembro, em formato online e gratuito.
De acordo com o diretor do filme, a proposta do curta é apresentar o período de escravização de uma forma realista. “A ideia surgiu a partir do interesse em trazer um certo tipo de fantasmagoria negra, onde senti a necessidade em tratar o tema da escravidão brasileira como de fato foi: o maior horror da história desse país” explica Rodrigo.
Para ele, um dos pontos cruciais do filme é a carta de Timóteo, negro escravizado em Salvador, em 1861, e para quem o curta é dedicado. “Acredito que o mais surpreendente tenha sido a ‘aparição’ da carta de Timóteo. Tínhamos uma estrutura previamente elaborada e já havia o interesse em trabalhar com texto, então ter encontrado essa carta, com todo peso histórico que ela tem, foi algo muito especial”.
Além de ter o filme selecionado, Rodrigo destacou um outro motivo especial em fazer parte da 27ª edição do Festival de Cinema de Vitória. “Recebi a notícia com enorme satisfação. Poder levar para as pessoas essa história justamente na edição em que Gilberto Gil será homenageado faz tudo ser mais especial ainda” comemora o diretor.
Online
O Festival de Cinema de Vitória é o maior e mais importante evento de cinema do Espírito Santo. Sua 27ª edição se materializa de forma diferente em 2020. Entre os dias 24 e 29 de novembro, o evento será realizado em formato online, com as mostras exibidas na plataforma InnSaei.TV, no Canal de YouTube e nas redes sociais do evento. Os filmes estarão disponíveis para o público por 24 horas, de acordo com a programação, que será divulgada em breve.
O 27º Festival de Cinema de Vitória conta com o Patrocínio do Ministério do Turismo, através da Lei de Incentivo à Cultura, e do Banestes. Conta com o apoio da Unimed Vitória, da Rede Gazeta, do Canal Brasil, da Stella Artois e da Suzano. Conta também com o apoio institucional do Centro Técnico do Audiovisual (CTAv), da Tower Web, da Dot, da Link Digital, da Mistika, da ABD Capixaba, da Carla Buaiz Jóias, do Findes, do Sesi Cultural e da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).
27º Festival de Cinema de Vitória
24ª MOSTRA COMPETITIVA NACIONAL DE CURTAS
A MORTE BRANCA DO FEITICEIRO NEGRO (DOC, 10’, SC), Rodrigo Ribeiro
Memórias do passado escravista brasileiro transbordam em paisagens etéreas e ruídos angustiantes. Através de um poético ensaio visual, uma reflexão sobre silenciamento e invisibilização do povo preto em diáspora, numa jornada íntima e sensorial. Classificação indicativa: 14 anos