As delícias e o turbilhão de sentimentos que envolvem a adolescência. É das idas e vindas, de um trio de amigas nessa fase, que trata o filme Quinze, de Isis Caroline. A ficção será exibida na 24ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas, que faz parte da programação do 27º Festival de Cinema de Vitória, que acontece entre os dias 24 e 29 de novembro, em formato online e gratuito.
O curta surgiu de um bate-papo e da observação da diretora sobre as próprias questões e das amigas durante a adolescência. “Lembro que comecei a discutir com a Bia (co- roteirista) sobre coisas que a gente passou e teve que lidar sendo uma garota. Isso levou a gente a pensar em histórias que ouvimos das nossas amigas, inseguranças, medos, ansiedades, um turbilhão de questões que a gente aprendeu a colocar numa caixa escrito ‘problema de adolescente’ e nunca mais mexer nela, porque afinal, quantas vezes ouvimos que era ‘só uma fase’, que ‘vai passar’” conta a diretora.
A ficção aborda a temática adolescente feminina para além dos clichês. “Todas essas inseguranças ao invés de serem abordadas como complicações a serem resolvidas, elas apenas viram monstrinhos que nos acompanham e são difíceis de nos livrar. E em meio a essa discussão, pensamos que poderíamos tentar abordar isso nesse filme, fazer um retrato da adolescência de forma mais intimista e espontânea”.
Um dos destaques do filme, para a diretora, foi a troca entre a equipe durante as filmagens. “A experiência em si de produção do filme foi algo curioso para gente, gravamos o filme de madrugada numa equipe inteiramente feminina, a dinâmica de ter que superar o sono e o cansaço e se apoiar uma na outra para que o filme ficasse pronto foi algo novo pra gente”.
Além da felicidade de ter o filme selecionado para o 27FCV, Isis está ansiosa para ver a receptividade da ‘plateia’. “Fazer o filme foi muito gratificante, e agora saber que temos a oportunidade de compartilhá-lo com mais pessoas é uma experiência maravilhosa pra gente. Estamos muito felizes em poder fazer parte do Festival e curiosas para ver a reação do público”.
Online
O Festival de Cinema de Vitória é o maior e mais importante evento de cinema do Espírito Santo. Sua 27ª edição se materializa de forma diferente em 2020. Entre os dias 24 e 29 de novembro, o evento será realizado em formato online, com as mostras exibidas na plataforma InnSaei.TV, no Canal de YouTube e nas redes sociais do evento. Os filmes estarão disponíveis para o público por 24 horas, de acordo com a programação, que será divulgada em breve.
O 27º Festival de Cinema de Vitória conta com o Patrocínio do Ministério do Turismo, através da Lei de Incentivo à Cultura, e do Banestes. Conta com o apoio da Unimed Vitória, da Rede Gazeta, do Canal Brasil, da Stella Artois e da Suzano. Conta também com o apoio institucional do Centro Técnico do Audiovisual (CTAv), da Tower Web, da Dot, da Link Digital, da Mistika, da ABD Capixaba, da Carla Buaiz Jóias, do Findes, do Sesi Cultural e da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).
27º Festival de Cinema de Vitória
24ª MOSTRA COMPETITIVA NACIONAL DE CURTAS
QUINZE (FIC, 18’, SP), Isis Caroline
Isadora, Vic e Tati são três adolescentes beirando seus quinze anos. As três se encontram no quarto de Isadora para se arrumar para uma festa. Durante esse ritual, acompanhamos o desenvolver de suas inseguranças adolescentes. Como achar sua identidade quando ela lhe foi imposta? Classificação indicativa: Livre.