Chico Rei Entre Nós conta a história do rei congolês que se libertou dentro da 10ª Mostra Competitiva de Longas

Jogar luz sobre personagens pouco conhecidos, mas fundamentais para a história do Brasil. Foi assim que surgiu o argumento do filme Chico Rei Entre Nós, de Joyce Prado, que será exibido na 10ª Mostra Competitiva Nacional de Longas, que integra a programação do 27º Festival de Cinema de Vitória, que acontece entre os dias 24 e 29 de novembro, em formato online e gratuito.  

A ideia para o filme surgiu durante a realização do documentário Heróis do Brasil – Independência da Bahia [lançado em 2013], dirigido por André Sobral, que é sócio e diretor da Abrolhos Filmes. “Naquela época, ele estava em busca de histórias e heróis pouco conhecidos do público  brasileiro. Foi aí que surgiu o Chico Rei. Eu só entrei no projeto  alguns anos depois, no final de 2018, quando estávamos próximos de gravar na Festa do Reinado, que acontece todo janeiro em Ouro Preto. Foi um desafio, mas deu tudo certo!” relembra Joyce. 

Para a diretora, o processo de filmagem foi uma experiência de troca e parceria, fundamental para a construção do projeto. “Sou muito  grata a equipe de set por me proporcionar tanto acolhimento: Nuna  Nunes, Natália Pucci e Evelyn Santos, são parceiras pra muitos  próximos projetos. Chico Rei Entre Nós foi um filme que nos trouxe muita aprendizagem e introspecção, reflexões e poder compartilhar este  momentos com elas, essas sensações, pode chorar e dançar tudo no mesmo dia, é muito importante em um filme que fala sobre o coletivo e a  sensação de pertencimento”.

Uma boa lembrança que Joyce trás dos bastidores das filmagens está relacionada a música. “Nossa, penso que foi uma filmagem com muito funk (risos), seja nas  madrugadas de loggagem em Ouro Preto ou na van do Gilvan pelas ruas de  São Paulo. Era um momento de descontração entre as mulheres da equipe,  risada, dança, checagem de arquivos, realização de backups”.

Joyce está ansiosa pela exibição e pela possibilidade de troca com o público. “Me sinto muito ansiosa em estar no Festival, mesmo que online. Fiquei feliz com a perspectiva de acompanhar a recepção e reflexões do público de um festival com história e tradição. Mal posso esperar para  conversar com as pessoas que assistirem o filme”.

Online

O Festival de Cinema de Vitória é o maior e mais importante evento de cinema do Espírito Santo. Sua 27ª edição se materializa de forma diferente em 2020. Entre os dias 24 e 29 de novembro, o evento será realizado em formato online e gratuito, com as mostras exibidas na plataforma InnSaei.TV, no Canal do YouTube e nas redes sociais do evento. Os filmes estarão disponíveis para o público por 24 horas, de acordo com a programação, que será divulgada em breve.

O 27º Festival de Cinema de Vitória conta com o Patrocínio do Ministério do Turismo, através da Lei de Incentivo à Cultura, e do Banestes. Conta com o apoio da Unimed Vitória, da Rede Gazeta, do Canal Brasil, da Stella Artois e da Suzano. Conta também com o apoio institucional do Centro Técnico do Audiovisual (CTAv), da Tower Web, da Dot, da Link Digital, da Mistika, da ABD Capixaba, da Carla Buaiz Jóias, do Findes, do Sesi Cultural e da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

27º Festival de Cinema de Vitória
10ª MOSTRA COMPETITIVA NACIONAL DE LONGAS

CHICO REI ENTRE NÓS (DOC, 94’, SP), Joyce Prado

Chico Rei foi um rei congolês que foi escravizado e se libertou e aos seus súditos durante o Ciclo de Ouro em Minas Gerais. Sua história é o ponto de partida para explorar os vários ecos da escravidão brasileira na vida das pessoas negras dos dias de hoje, entendendo seu movimento de autoafirmação e liberdade a partir de uma perspectiva coletiva. Classificação indicativa: Livre. 

27º Festival de Cinema de Vitória
Quando: 24 a 29 de novembro
Local: InnSaei.TV, YouTube e Redes Sociais do FCV
Online e Gratuito