Curta Ilhas de Calor aborda universo adolescente em espaço escolar na 24ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas

Um panorama sobre a adolescência no universo escolar. Esse é o recorte do curta-metragem Ilhas de Calor, um dos filmes selecionados para a  24ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas, que faz parte da programação do 27º Festival de Cinema de Vitória, que acontece entre os dias 24 e 29 de novembro, em formato online e gratuito.

A ficção, dirigida por Ulisses Arthur, foi inspirada em um poema escrito pelo realizador ainda no período escolar. A obra acompanha o dia a dia de uma turma de estudantes do ensino médio de Alagoas, suas inseguranças e seu poder criativo, além de reafirmar a importância da educação. 

O processo de formação também foi importante para a produção do curta que mobilizou estudantes de duas escolas públicas da cidade de Viçosa, no Estado de Alagoas, oferecendo oficinas de interpretação para a escolha dos atores. “Todo elenco é formado por pessoas que estavam em contato com audiovisual pela primeira vez. Foi um processo muito rico, que envolve profissionais da Bahia, Rio e Alagoas” explica o diretor. 

Para a produtora do filme, Thamires Vieira, estar na programação do 27º Festival de Cinema de Vitória é uma oportunidade que soma de forma significativa para a carreira da obra. “O filme tem feito uma carreira bem importante, é o terceiro curta metragem do diretor, estamos bem felizes em compor a programação do Festival de Vitória”. 

Online

O Festival de Cinema de Vitória é o maior e mais importante evento de cinema do Espírito Santo. Sua 27ª edição se materializa de forma diferente em 2020. Entre os dias 24 e 29 de novembro, o evento será realizado em formato online e gratuito, com as mostras exibidas na plataforma InnSaei.TV, no Canal de YouTube e nas redes sociais do evento. Os filmes estarão disponíveis para o público por 24 horas, de acordo com a programação, que será divulgada em breve.

O 27º Festival de Cinema de Vitória conta com o Patrocínio do Ministério do Turismo, através da Lei de Incentivo à Cultura, e do Banestes. Conta com o apoio da Unimed Vitória, da Rede Gazeta, do Canal Brasil, da Stella Artois e da Suzano. Conta também com o apoio institucional do Centro Técnico do Audiovisual (CTAv), da Tower Web, da Dot, da Link Digital, da Mistika, da ABD Capixaba, da Carla Buaiz Jóias, do Findes, do Sesi Cultural e da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA). 

27º Festival de Cinema de Vitória
24ª MOSTRA COMPETITIVA NACIONAL DE CURTAS

ILHAS DE CALOR (FIC, 20’, AL), Ulisses Arthur 

Na escola, Fabrício anda com as meninas e, com elas, cria um grupo de rap onde entoam rimas provocadoras para os meninos. Ele está apaixonado e guarda esse segredo só pra si, mas logo, logo, o muro invisível da paixão vai se estilhaçar. Classificação indicativa: 10 anos. 

27º Festival de Cinema de Vitória
Quando: 24 a 29 de novembro
Local: InnSaei.TV, YouTube e Redes Sociais do FCV
Online e Gratuito