Gilberto Gil foi um dos primeiros artistas a falar de internet no universo musical com a canção “Pela Internet”, de 1997. Agora, em tempos de encontros remotos, o artista vai se conectar com seus fãs e o público do Festival de Cinema de Vitória por meio da rede de computadores, no Bate-Papo com o Festival: Gilberto Gil, no dia 28 de outubro, quarta-feira, às 18 horas, na Plataforma InnSaei.TV e no Canal de YouTube do Festival, e será transmitido direto do palco do Centro Cultural Sesi. 

No bate-papo o cantor irá falar sobre a sua relação com o cinema, as trilhas sonoras que já compôs para clássicos do cinema brasileiro, além de relembrar passagens importantes e curiosidades da sua carreira.  

Mediação 

O bate-papo será mediado pela cantora e pianista Maíra Freitas. Foto: Mario Rocha

Quem vai comandar o bate-papo é cantora, pianista, compositora e produtora musical Maíra Freitas. “Eu sou uma grande fã desse gênio e as músicas dele moram no meu coração. Eu cresci ouvindo Gilberto Gil. A minha mãe ouvia muito as músicas em casa. Ele fez e faz parte da minha memória musical, da minha memória afetiva, da minha formação enquanto musicista” explica a artista. 

Ela considera o trabalho de Gilberto Gil uma grande escola para os músicos brasileiros. “Quando eu comecei a estudar música popular, eu comecei a  estudar o violão, a melodia, os arranjos de discos de Gilberto Gil. Eu acho que ele é um grande professor, né? Para o músico que pensa em tocar música brasileira, acho que tem que ouvir os discos e se aprofundar na riqueza dessa música incrível”.

Como artista, Maíra se aprofundou ainda mais na obra de Gilberto Gil quando integrou  a banda – ao lado de nomes como Céu, Mestrinho e Anelis Assumpção – do show Refavela 40, projeto idealizado pelo músico Bem Gil, em homenagem aos 40 anos do álbum homônimo e um dos trabalhos mais importantes da carreira do músico baiano. 

“O Refavela 40 foi pra mim um grande sonho. Eu fiquei bêbada de felicidade! Em todos os shows foi uma grande oportunidade pra mim. Eu me sentia como se eu fosse uma daquelas pessoas na plateia, mas com o privilégio de estar no palco cantando, contracenando, participando e trocando musicalmente com o Gil. E tocando o repertório desse disco tão importante, tão bonito, tão cheio de ritmo, de cores e formas e palavras e política”, relembra a artista que estava grávida da sua primeira filha durante as apresentações. 

Segundo Maíra a expectativa para esse reencontro virtual com Gil é “a melhor de todas. Vou mais uma vez ficar feliz de estar trocando com esse cara maravilhoso que é Gilberto Gil.  Eu tô feliz pra caramba de fazer esse job com a galera do Festival de Cinema  de Vitória, um evento que promove o fomento do cinema, uma galera super importante. Eu tô muito feliz de fazer parte dessa parada!”.

E o público não vai ficar de fora da conversa. Quem estiver assistindo a transmissão poderá enviar as suas perguntas que serão respondidas de acordo com o tempo e a demanda das solicitações. 

Homenagem 

Gilberto Gil é o Homenageado Nacional do 27º Festival de Cinema de Vitória, pela sua contribuição para o cinema e para a cultura brasileira.  O evento, que acontece entre os dias 24 e 29 de novembro, será em formato online, em função da pandemia do Covid-19.

O artista emprestou o seu talento para diversas produções audiovisuais como Eu, Tu, Eles, de Andrucha Waddington; Brasil Ano 2000, de Walter Lima Jr; Copacabana Mon Amour, de Rogério Sganzerla; Quilombo e Um Trem Para as Estrelas, de Cacá Diegues.

Além de ter sido tema de três documentários em fases distintas da sua carreira: Doces Bárbaros (1976), de Jom Tob Azulay; Tempo Rei (1996), de Andrucha Waddington, Lula Buarque e Breno Silveira; Viva São João! (2001), de Andrucha Waddington.

Como parte da homenagem será produzido o Caderno do Homenageado, uma publicação exclusiva com texto assinado pelo jornalista e escritor Jace Theodoro, uma escultura inédita criada pelo artista Vilar e uma joia exclusiva da Carla Buaiz Jóias, além do Troféu Vitória.

O 27º Festival de Cinema de Vitória conta com o Patrocínio do Ministério do Turismo, através da Lei de Incentivo à Cultura, e do Banestes. Conta com o apoio da Unimed Vitória, da Rede Gazeta, do Canal Brasil, da Stella Artois e da Suzano. Conta também com o apoio institucional do Centro Técnico do Audiovisual (CTAv), da Tower Web, da Dot, da Link Digital, da Mistika, da ABD Capixaba, da Carla Buaiz Jóias, do Findes, do Sesi Cultural e da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).


27º Festival de Cinema de Vitória
Quando: 24 a 29 de novembro
Local: Plataforma InnSaei.TV, YouTube e nas Redes Sociais do Festival
Gratuito

Bate-papo com o Festival – Gilberto Gil
Quando
: 28 de outubro
Horário: 18 horas
Onde: Plataforma InnSaei.TV e Canal de YouTube do Festival
Gratuito