O cineclube paraibano exibe filmes com temática relacionada ao universo LGBTQIA+

O #FCVemCasa amplia sua programação e, em parceria com o Cineclube Vladimir Carvalho, e exibe a sessão temática “A Máquina Virou”, que reúne curtas-metragens paraibanos que tratam do universo LGBTQIA+, e que foram originalmente apresentados em outubro de 2019. 

São cinco filmes que apresentam um recorte que revela um cinema controvertido e de inegável importância pelo contexto político e social. Um cinema que abre espaço para a diversidade e trata com sensibilidade os dramas humanos vividos em pequenas cidades do interior da Paraíba.

O projeto #FCVemCasa é uma iniciativa do Festival de Cinema de Vitória, em função do isolamento social em face à pandemia da Covid-19, para que o público possa ver ou rever os filmes que foram exibidos durante a 26ª edição do festival que aconteceu no mês de setembro de 2019, na cidade de Vitória, além de parcerias com cineclubes e mostras de outros Estados. 

O Festival de Cinema de Vitória agradece ao Cineclube Vladimir Carvalho,  a ABD/PB, a Bertrand Lira e aos realizadores por disponibilizarem suas obras para a exibição dentro do #FCVemCasa.⁣

O #FCVemCasa é uma ação do Cineclube São Jorge.

Filmes disponíveis na mostra online:

Amanda e Monick  

[Documentário, 18 min., 2008 / Direção: André da Costa]

Sinopse: Dois travestis numa cidadezinha de 6 mil habitantes perdida no Cariri Paraibano. Um se prostitui, o outro leciona em uma escola da comunidade.

Paola

[Documentário, 19 min., 2003 / Direção: Eduardo Chaves]

Sinopse: O cotidiano de Paola, um travesti que vive em um lugarejo de 1800 habitantes no interior da Paraíba.

Homens


[Documentário, 21 min., 2008 / Direção: Bertrand Lira e Lucia Caus]

Sinopse: Histórias de coragem revelam desencontros e alegrias vividos por homossexuais em pequenas cidades do Nordeste do Brasil.

Era Vermelho Seu Batom

[Ficção, 10 min., 1983 / Direção: Henrique Magalhães]

Sinopse: Em meio à orgia carnavalesca, um relacionamento entre dois rapazes nasce e morre. O filme trata da discriminação entre os próprios homossexuais.

Depois da Curva


[Ficção, 18 min., 2009 / Direção: Helton Paulino]

Sinopse: Paulo é um jovem e iniciante motorista que ao fazer uma viagem a trabalho se depara com uma série de situações que o fará reavaliar seus próprios sentimentos, colocando em xeque até a existência de uma amizade de anos.