Começa oficina de interpretação do 26º FCV com ator Silvero Pereira

Destaque nas telonas com o filme Bacurau, o ator é o responsável pelo minicurso no Hotel Senac Ilha do Boi

Um dos atores mais versáteis da atualidade, Silvero Pereira está a frente da Oficina de Interpretação: estado e criação de cena, que teve início na tarde desta terça-feira (24) e segue até o próximo dia 27 de setembro, no Hotel Senac Ilha Boi. As inscrições já estão encerradas. 

O minicurso propõe criar um ambiente de investigação cênica, a partir do corpo indivíduo e do corpo coletivo, com a oportunidade desenvolver cenas, trabalhar alguns fundamentos da interpretação, improviso e direção de espetáculo.

Segundo Silvero, essa é uma oportunidade dos atores aperfeiçoarem suas técnicas na arte da interpretação: “Essa oficina leva o subtítulo de ‘criação e estado de cena’ porque tem muito a ver com esse lugar de entender quais são os mecanismos do ator, que processos só atores podem construir para a criação de papel e partir desse entendimento quem são esses atores e a gente começar a construir cenas. Criar cenas juntos, dirigir, para eles contracenarem”. 

Oportunidade 

Para o ator Luiz Carlos Cardoso, a oficina é uma oportunidade de ampliar os domínios do corpo dentro da área de atuação. “Acho sempre importante para um ator trabalhar seu corpo, seu repertório, manter ele atualizado, saber o que está se fazendo hoje. Silvero vem com esse frescor do cinema, do teatro, e eu quero estar aliado a isso”.

No primeiro dia de oficina, a expectativa de Luiz era a melhor possível. “O Silvero trabalha com corpo, com propriedade intelectual, ética, criatividade, isso que me interessa. A equipe é muito boa, que o Festival reuniu para as oficinas. Vai ser uma semana bem produtiva”. 

Segundo Silvero a turma “está sendo muito incrível. De uma resposta muito imediata, a todos os exercícios, todos muito curiosos e muito colaborativos, que é o que eu gosto de fazer. Eu sempre aprendo muito com as oficinas, eu sempre cresço muito toda vez que eu preciso me colocar nesse lugar de oficineiro, de professor porque o que mais me interessa é levar isso para o meu dia a dia, para minha profissão. Aqui também já está rolando isso”. 

As oficinas do Festival de Cinema de Vitória oferecem a oportunidade de formação para um público interessado em aprimorar habilidades e trabalhar com a arte cinematográfica, de forma amadora ou profissional.

Ministrante:

Silvero Pereira – Ator, dramaturgo e diretor. Fundador do Coletivo As Travestidas ( Fortaleza- Ce) . No Teatro atuou em mais de 30 peças e circulou por quase todo o território brasileiro além de EUA e Alemanha. Na TV atuou na novela A FORÇA DO QUERER e participou do Show dos Famosos 2018 do domingão do Faustão, e mobilizador do programa Criança Esperança. No Cinema fez Serra Pelada (2012), curtas como No Fim de Tudo (RN) As Bodas do Diabo (SP) e Mar de Zila (RN), e participou do filme BACURAU de Kleber Mendonça e Juliano Dornelles.

O 26º Festival de Cinema de Vitória tem o patrocínio do Ministério da Cidadania, através da Lei de Incentivo à Cultura, da ArcelorMittal, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE, do Fundo Setorial do Audiovisual – FSA e da Ancine, conta com o copatrocínio da EDP e do Banestes, com o apoio da Rede Gazeta, da AdoroCinema, da Ceturb ES, da Prefeitura Municipal de Vitória e da Secretaria de Estado de Turismo (Setur-ES). O Festival conta também com o apoio institucional do Centro Técnico do Audiovisual – CTAv, da Mistika, da CiaRio, da Link Digital, do Centro Cultural Sesc Glória, da Jangada VOD, do Canal Brasil e da Carla Buaiz Jóias. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte.

Serviço
Oficina de Interpretação: estado e criação de cena, com Silvero Pereira
Data: 24 a 27 de setembro de 2019, das 13 às 18 horas
Local: Hotel Senac Ilha do Boi
Inscrições: Inscrições Encerradas