26º FCV oferece oficina de Produção Executiva para o Audiovisual

O minicurso, ministrado pelo produtor Paulo Boccato, apresenta ensinamentos sobre gestão e elaboração de projetos para cinema

A Oficina de Produção Executiva, Gestão e Elaboração de Projetos para o Audiovisual, ministrada pelo produtor Paulo Boccato, teve início na manhã desta terça-feira (24). O minicurso de formação acontece dentro da programação do 26º Festival de Cinema de Vitória até o dia 28 de setembro. As inscrições estão encerradas. 

A oficina é uma para quem deseja ingressar na área da produção ou aprimorar seus conhecimentos. Para o produtor, o curso possibilita a oportunidade dos alunos de conhecer todas as etapas que compreendem o processo de produção. “O interessante desse curso é que ele dá  informações bem amplas, no sentido de não ser uma visão só técnica de produção, mas do todo. De você tirar a ideia do papel até chegar nas telas. O caminho que você percorre para conseguir isso. É uma visão bem ampla do que significa produção”. 

O conteúdo, dividido em cinco dias, cobre desde entender o que é um filme do ponto de vista mercadológico e o papel do produtor, passando por roteiro, pós-produção e estrutura financeira, chegando até o momento da distribuição. “A ideia da nossa oficina é dar uma visão bem ampla não só no trabalho de produção em si, do dia a dia, mas também de todo o mercado, quais as possibilidades que ele gera. Também como se elabora um projeto desde o desenvolvimento até o momento em que você vai exibi-lo” explica Boccato. 

Produção 

Para Maria Zalen, estudante de Rádio e TV do CET Vasco Coutinho,  essa é uma oportunidade de trocar o que se aprende em sala de aula com quem é um profissional da produção. “A gente já tem essa disciplina, na grade curricular do curso, mas achou importante estar aqui presente com pessoas que fazem e produzem cinema, para aprender e aprimorar os conhecimentos técnicos que a gente tem com a experiência que eles vão trazer para gente dos processos para que um filme chegue às telas”. 

Para Boccato é um prazer participar novamente do Festival, agora como oficineiro. “Eu estive no festival desde o começo. Nos primeiros anos eu estava como jornalista cobrindo o evento. Depois como realizador, competindo e ganhei um prêmio de curta-metragem. E agora estou ministrando essa oficina. Então é interessante, eu vivi as várias áreas do festival. Nos anos 90, quando eu cobria os eventos, sempre surgiam novos festivais. Sempre tinha uma novidade. E são poucos os que conseguem se consolidar como o de Vitória conseguiu. É um evento que está no calendário da cidade”. 

Paulo Boccato

Grande produtor da indústria audiovisual brasileira, Paulo Boccato produziu e lançou nove longas nos últimos anos, metade dos quais alcançou o Top 10 de bilheteria nacional em seus respectivos anos de lançamento. Boccato produz longas e documentários com coprodução em diversos países, e parcerias com empresas como Fox Films, Buenavista, Sony Pictures, Warner, Paramount, Paris Filmes, Globo Filmes, Turner e Warner Channel.

O Festival

O 26º Festival de Cinema de Vitória tem o patrocínio do Ministério da Cidadania, através da Lei de Incentivo à Cultura, da ArcelorMittal, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE, do Fundo Setorial do Audiovisual – FSA e da Ancine, conta com o copatrocínio da EDP e do Banestes, com o apoio da Rede Gazeta, da AdoroCinema, da Ceturb ES, da Prefeitura Municipal de Vitória e da Secretaria de Estado de Turismo (Setur-ES). O Festival conta também com o apoio institucional do Centro Técnico do Audiovisual – CTAv, da Mistika, da CiaRio, da Link Digital, do Centro Cultural Sesc Glória, da Jangada VOD, do Canal Brasil e da Carla Buaiz Jóias. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte.

SERVIÇO
Oficina de Produção Executiva Gestão e Elaboração de Projetos para o Audiovisual
Ministrante: Paulo Boccato
Data e Hora: 24 a 28 de setembro (terça a sábado), das 09 às 13 horas
Local: Salão Penedo, Hotel Senac Ilha do Boi
Inscrições Encerradas