Mostra é voltada para o público infantil da rede municipal de ensino e para formação de plateia
O público infantil abriu a programação do 26º Festival de Cinema de Vitória. Começou na manhã desta terça-feira (24), às 9 horas, no Cine Metrópolis, na Ufes, o 20º Festivalzinho de Cinema de Vitória – Sessão ArcelorMittal, com a exibição de oito curtas voltados para o público infanto-juvenil. As sessões acontecem até sexta-feira (27), sempre às 9 e às 14 horas.
Criado nos anos 2000, o Festivalzinho recebe alunos da rede pública de ensino e de projetos sociais da Grande Vitória, fomentando o acesso e a democratização ao universo audiovisual. “O Festivalzinho surgiu com a necessidade da formação de plateia para o cinema brasileiro. Vocês que estão ocupando essa cadeira são o primeiro olhar para o cinema produzido no nosso país, e isso é muito importante. A formação de plateia é o momento mais bacana do cinema brasileiro. É o momento em que esses diretores, produtores e roteiristas entregam para vocês, um público super exigente, tudo que eles fizeram na safra de trabalho de um ano inteiro” disse Larissa Delbone, a produtora executiva do Festival de Cinema de Vitória.
Para Fernanda Valadares, relações públicas da ArcelorMittal empresa que patrocina o Festival e apresenta o Festivalzinho, é muito importante a oportunidade de poder democratizar o acesso à produção cultural para novas plateias. “A ArcelorMittal está desenvolvendo esse papel de, a cada dia, proporcionar o acesso à cultura no nosso Estado. A gente espera que vocês aproveitem não só o festival de cinema, mas todas as ações que a empresa vem fazendo na região da Grande Vitória”.
20º Festivalzinho de Cinema de Vitória – Sessão ArcelorMittal. Fotos: Claudio Postay | Acervo Galpão/ IBCA 20º Festivalzinho de Cinema de Vitória – Sessão ArcelorMittal. Fotos: Claudio Postay | Acervo Galpão/ IBCA 20º Festivalzinho de Cinema de Vitória – Sessão ArcelorMittal. Fotos: Claudio Postay | Acervo Galpão/ IBCA 20º Festivalzinho de Cinema de Vitória – Sessão ArcelorMittal. Fotos: Claudio Postay | Acervo Galpão/ IBCA 20º Festivalzinho de Cinema de Vitória – Sessão ArcelorMittal. Fotos: Claudio Postay | Acervo Galpão/ IBCA 20º Festivalzinho de Cinema de Vitória – Sessão ArcelorMittal. Fotos: Claudio Postay | Acervo Galpão/ IBCA 20º Festivalzinho de Cinema de Vitória – Sessão ArcelorMittal. Fotos: Claudio Postay | Acervo Galpão/ IBCA 20º Festivalzinho de Cinema de Vitória – Sessão ArcelorMittal. Fotos: Claudio Postay | Acervo Galpão/ IBCA 20º Festivalzinho de Cinema de Vitória – Sessão ArcelorMittal. Fotos: Claudio Postay | Acervo Galpão/ IBCA 20º Festivalzinho de Cinema de Vitória – Sessão ArcelorMittal. Fotos: Claudio Postay | Acervo Galpão/ IBCA 20º Festivalzinho de Cinema de Vitória – Sessão ArcelorMittal. Fotos: Claudio Postay | Acervo Galpão/ IBCA 20º Festivalzinho de Cinema de Vitória – Sessão ArcelorMittal. Fotos: Claudio Postay | Acervo Galpão/ IBCA
Novas Plateias
Neste ano, 2400 crianças assistirão as oito sessões, em quatro dias de evento. Participam das atividades 11 escolas da Grande Vitória. São elas: EMEF Irmã Dulce (Serra); EMEF Tancredo de Almeida Neves (Vitória); REAME Cruzeiro do Sul (Cariacica); UMEF Diretora Zdmea Camargo (Vila Velha); EMEF Maria Leonor Pereira da Silva (Vitória); EEEFM Major Pedro Alfredo Rabaioli (Vitória); UMEF Dr. Tuffy Nader (Vila Velha); EEEF Francelina Carneiro Setubal (Vila Velha); UMEFTI Senador João Medeiros Calmon (Vila Velha); UMEF Edson Tavares de Souza (Vila Velha); e EMEF Eliane Rodrigues dos Santos (Vitória).
Os pequenos puderam conferir filmes selecionados de todas as partes do Brasil: Lily´s Hair, de Raphael Gustavo da Silva; Arani Tempo Furioso, de Roobertchay Domingues Rocha; Na Casa da Bisa, de Realização coletiva; O Malabarista, de Iuri Moreno; Guri, de Adriano Monteiro; Metamorfose, de Jane Carmen Oliveira; Vida Real, de Camila Mezzeti e Ramon Faria; e 8 Patas, de Fabrício Rabachim (Fora de Competição).
Para a diretora da EMEF Irmã Dulce, Elis Carvalho, o Festivalzinho é um momento único e especial na vida dos alunos. “O Festival para as nossas crianças foi de extrema importância. Muitos estão vindo pela primeira vez ao cinema. Ter contato com a arte é transformador para o crescimento delas. Sair do espaço de uma escola e ir para o cinema, conhecer a universidade, é algo que marca muito. E, com certeza, muitos nem dormiram à noite ansiosos por esse momento”.
História
Oportunidade única para que estudantes da rede pública de diversas escolas da Grande Vitória tenham contato com a sétima arte, o Festivalzinho chega à sua 20ª edição já tendo atingido um público de mais de 40 mil crianças, de 57 escolas do Espírito Santo. Ao longo de suas edições, a mostra já contabiliza mais de 160 sessões, servindo como importante ferramenta educacional. O projeto é uma oportunidade para os estudantes terem contato com filmes vindos de diversas partes do Brasil e estabelecerem conexões com outras culturas.
Segundo a curadora Rosemeri Barbosa, a seleção abrange filmes que contam histórias presentes no cotidiano do público infantil, de temas como relações familiares, amizade, amadurecimento e brincadeiras. Também há curtas de animação, para atender ao gosto das crianças pela estética do desenho animado.
20º Festivalzinho de Cinema de Vitória – Sessão ArcelorMittal
O 20º Festivalzinho de Cinema de Vitória – Sessão ArcelorMittal faz parte da programação do 26º Festival de Cinema de Vitória, que acontece entre os dias 24 e 29 de Setembro no Centro Cultural Sesc Glória, Hotel Senac Ilha do Boi e Cine Metrópolis. A programação do Festival também conta com outras 11 mostras competitivas (confira a lista completa dos selecionados no site), além de atrações musicais, oficinas, painéis, debates e sessões especiais.
O 26º Festival de Cinema de Vitória tem o patrocínio do Ministério da Cidadania, através da Lei de Incentivo à Cultura, da ArcelorMittal, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE, do Fundo Setorial do Audiovisual – FSA e da Ancine, conta com o copatrocínio da EDP e do Banestes, com o apoio da Rede Gazeta, da AdoroCinema, da Ceturb ES, da Prefeitura Municipal de Vitória e da Secretaria de Estado de Turismo (Setur-ES). O Festival conta também com o apoio institucional do Centro Técnico do Audiovisual – CTAv, da Mistika, da CiaRio, da Link Digital, do Centro Cultural Sesc Glória, da Jangada VOD, do Canal Brasil e da Carla Buaiz Jóias. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte.
Serviço
20º Festivalzinho de Cinema de Vitória – Sessão ArcelorMittal
Data: 24 a 27 de Setembro, às 09 e às 14 horas
Local: Cine Metrópolis
Entrada franca