20º Festivalzinho – Sessão ArcelorMittal abre a programação do 26º FCV

Mostra é voltada para o público infantil da rede municipal de ensino e para formação de plateia

O público infantil abriu a programação do 26º Festival de Cinema de Vitória. Começou na manhã desta terça-feira (24), às 9 horas, no Cine Metrópolis, na Ufes, o 20º Festivalzinho de Cinema de Vitória – Sessão ArcelorMittal, com a exibição de oito curtas voltados para o público infanto-juvenil. As sessões acontecem até sexta-feira (27), sempre às 9 e às 14 horas. 

Criado nos anos 2000, o Festivalzinho recebe alunos da rede pública de ensino e de projetos sociais da Grande Vitória, fomentando o acesso e a democratização ao universo audiovisual. “O Festivalzinho surgiu com a necessidade da formação de plateia para o cinema brasileiro. Vocês que estão ocupando essa cadeira são o primeiro olhar para o cinema produzido no nosso país, e isso é muito importante. A formação de plateia é o momento mais bacana do cinema brasileiro. É o momento em que esses diretores, produtores e roteiristas entregam para vocês, um público super exigente, tudo que eles fizeram na safra de trabalho de um ano inteiro” disse Larissa Delbone, a produtora executiva do Festival de Cinema de Vitória.  

Para Fernanda Valadares, relações públicas da ArcelorMittal empresa que patrocina o Festival e apresenta o Festivalzinho, é muito importante a oportunidade de poder democratizar o acesso à produção cultural para novas plateias.  “A ArcelorMittal está desenvolvendo esse papel de, a cada dia, proporcionar o acesso à cultura no nosso Estado. A gente espera que vocês aproveitem não só o festival de cinema, mas todas as ações que a empresa vem fazendo na região da Grande Vitória”. 

Novas Plateias

Neste ano, 2400 crianças assistirão as oito sessões, em quatro dias de evento. Participam das atividades 11 escolas da Grande Vitória. São elas: EMEF Irmã Dulce (Serra); EMEF Tancredo de Almeida Neves (Vitória); REAME Cruzeiro do Sul (Cariacica); UMEF Diretora Zdmea Camargo (Vila Velha); EMEF Maria Leonor Pereira da Silva (Vitória); EEEFM Major Pedro Alfredo Rabaioli (Vitória); UMEF Dr. Tuffy Nader (Vila Velha); EEEF Francelina Carneiro Setubal (Vila Velha); UMEFTI Senador João Medeiros Calmon (Vila Velha);  UMEF Edson Tavares de Souza (Vila Velha); e EMEF Eliane Rodrigues dos Santos (Vitória). 

Os pequenos puderam conferir filmes selecionados de todas as partes do Brasil: Lily´s Hair, de Raphael Gustavo da Silva; Arani Tempo Furioso, de Roobertchay Domingues Rocha; Na Casa da Bisa, de Realização coletiva; O Malabarista, de Iuri Moreno; Guri, de Adriano Monteiro; Metamorfose, de Jane Carmen Oliveira; Vida Real, de Camila Mezzeti e Ramon Faria; e 8 Patas, de Fabrício Rabachim (Fora de Competição).

Para a diretora da EMEF Irmã Dulce, Elis Carvalho, o Festivalzinho é um momento único e especial na vida dos alunos.  “O Festival para as nossas crianças foi de extrema importância. Muitos estão vindo pela primeira vez ao cinema. Ter contato com a arte é transformador para o crescimento delas. Sair do espaço de uma escola e ir para o cinema, conhecer a universidade, é algo que marca muito. E, com certeza, muitos nem dormiram à noite ansiosos por esse momento”.

História

Oportunidade única para que estudantes da rede pública de diversas escolas da Grande Vitória tenham contato com a sétima arte, o Festivalzinho chega à sua 20ª edição já tendo atingido um público de mais de 40 mil crianças, de 57 escolas do Espírito Santo.  Ao longo de suas edições, a mostra já contabiliza mais de 160 sessões, servindo como importante ferramenta educacional. O projeto é uma oportunidade para os estudantes terem contato com filmes vindos de diversas partes do Brasil e estabelecerem conexões com outras culturas.

Segundo a curadora Rosemeri Barbosa, a seleção abrange filmes que contam histórias presentes no cotidiano do público infantil, de temas como relações familiares, amizade, amadurecimento e brincadeiras. Também há curtas de animação, para atender ao gosto das crianças pela estética do desenho animado.

2Festivalzinho de Cinema de Vitória – Sessão ArcelorMittal

O 20º Festivalzinho de Cinema de Vitória – Sessão ArcelorMittal faz parte da programação do 26º Festival de Cinema de Vitória, que acontece entre os dias 24 e 29 de Setembro no Centro Cultural Sesc Glória, Hotel Senac Ilha do Boi e Cine Metrópolis. A programação do Festival também conta com outras 11 mostras competitivas (confira a lista completa dos selecionados no site), além de atrações musicais, oficinas, painéis, debates e sessões especiais.

O 26º Festival de Cinema de Vitória tem o patrocínio do Ministério da Cidadania, através da Lei de Incentivo à Cultura, da ArcelorMittal, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE, do Fundo Setorial do Audiovisual – FSA e da Ancine, conta com o copatrocínio da EDP e do Banestes, com o apoio da Rede Gazeta, da AdoroCinema, da Ceturb ES, da Prefeitura Municipal de Vitória e da Secretaria de Estado de Turismo (Setur-ES). O Festival conta também com o apoio institucional do Centro Técnico do Audiovisual – CTAv, da Mistika, da CiaRio, da Link Digital, do Centro Cultural Sesc Glória, da Jangada VOD, do Canal Brasil e da Carla Buaiz Jóias. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte.

Serviço
20º Festivalzinho de Cinema de Vitória – Sessão ArcelorMittal
Data: 24 a 27 de Setembro, às 09 e às 14 horas
Local: Cine Metrópolis
Entrada franca