Oficina de Direção de Arte marca início das atividades de formação do 26º FCV

Minicurso tem o objetivo de proporcionar um contato inicial com a direção de arte no audiovisual

Começou no início da tarde da última segunda-feira (23), no Hotel Senac Ilha do Boi, a Oficina de Direção de Arte. O minicurso marca as atividades de formação do evento que tem o objetivo de aperfeiçoar novos profissionais para o mercado audiovisual brasileiro.

A oficina, que acontece até o dia 26 de setembro, é ministrada pela jornalista e diretora de arte Joyce Castello, e propõe um contato inicial com as noções sobre direção de arte no audiovisual, apresentando conceitos introdutórios sobre o papel do diretor de arte em um projeto e como o departamento de arte interage com os demais setores de uma produção.   

De acordo com Joyce, a oficina reúne conteúdos teóricos e práticos para aproximar os alunos que são de diversas áreas: “Como a oficina atrai pessoas de diversos perfis eu tenho tentado mostrar, com exemplos práticos como se desenvolve a atividade de um diretor de arte em vários campos onde o audiovisual pode estar presente. Desde o cinema, até a publicidade, quanto os videoclipes e a moda”.

Para a estudante de arquitetura Luiza Gutierrez, o curso é uma possibilidade de ter contato com outros campos da arte: “Estudo arquitetura e estou pensando em como explorar  vários campos da arte. E com a oficina de direção de arte surgiu essa oportunidade. Estou achando muito bom, porque acho que Vitória tem muito potencial para fazer coisas do tipo. Estou achando ótimo participar”.

Ministrante:

Joyce Castello – Colabora com projetos de cinema, teatro, dança, videoclipes e publicidade desde 2010. Atua em direção de arte, cenografia e figurino. Formada em Jornalismo, cursou Direção de Arte na Academia Internacional de Cinema de São Paulo (AIC-SP). Foi responsável pela Direção de Arte e Figurino de diversas produções, como a série Vença do Jeito Certo, exibida pelo Canal FOX; dos longas-metragens Abissal (2017) e Simone (2016); e o videoclipe A Cor é Rosa, do cantor Silva.

O 26º Festival de Cinema de Vitória tem o patrocínio do Ministério da Cidadania, através da Lei de Incentivo à Cultura, da ArcelorMittal, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE, do Fundo Setorial do Audiovisual – FSA e da Ancine, conta com o copatrocínio da EDP e do Banestes, com o apoio da Rede Gazeta, da AdoroCinema, da Ceturb ES, da Prefeitura Municipal de Vitória e da Secretaria de Estado de Turismo (Setur-ES). O Festival conta também com o apoio institucional do Centro Técnico do Audiovisual – CTAv, da Mistika, da CiaRio, da Link Digital, do Centro Cultural Sesc Glória, da Jangada VOD, do Canal Brasil e da Carla Buaiz Jóias. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte.

Serviço
Oficina de Direção de Arte (com Joyce Castello)
Data: Segunda, terça e quarta-feira (23/09 a 25/09) 13h às 18h 
Quinta-feira (26/09) 8h às 12h 
Local: Hotel Senac Ilha do Boi 
Inscrições: Inscrições Encerradas