26º Festival Nacional de Cinema começa nesta terça-feira com intensa programação cultural

O evento exibirá 106 filmes em seis dias, além de apresentações musicais e oficinas de formação

É amanhã! Começa nesta terça-feira (24) e segue até o próximo domingo (29), o 26º Festival de Cinema de Vitória. Em exatas 106 horas e 30 minutos de programação, o público vai poder conferir 106 filmes, distribuídos em 28 sessões, nas 12 Mostras Competitivas, que acontecerão no Centro Cultural Sesc Glória e no Cine Metrópolis

Na Tenda Musical, localizada na Praça Costa Pereira, acontecerão apresentações musicais, entre shows e pocket shows, além de karaokê e reexibição de filmes e videoclipes. O Hotel Senac Ilha do Boi, será o espaço das oficinas, dos debates e dos lançamentos de livros.

A diretora do festival Lucia Caus comemora a realização de mais uma edição do evento em meio a um momento de muitas mudanças para a cultura no Brasil: “O Festival é resistência. Lutamos para continuar existindo, para continuar sendo janela para centenas de profissionais e estudantes do audiovisual capixaba e nacional. Estamos produzindo um Festival cheio de oportunidades e com muito amor. Será inesquecível”.

Confira a programação completa do 26º Festival de Cinema de Vitória

Mostras Competitivas

O Centro Histórico de Vitória será palco das mostras competitivas, que nesta edição acontecem no Centro Cultural Sesc Glória. Com recorde de inscrições – foram 1162 filmes de todos os estados brasileiros – o público vai poder conferir os 106 filmes selecionados na 23ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas; 9ª Mostra Competitiva Nacional de Longas; 9ª Mostra Quatro Estações; 8ª Mostra Foco Capixaba; 8ª Mostra Corsária; 6ª Mostra Outros Olhares; 4ª Mostra Cinema e Negritude; 4ª Mostra Mulheres no Cinema; 3ª Mostra Nacional de Videoclipes.  A 2ª Mostra Nacional de Cinema Ambiental – Sessão EDP, abre espaço para o debate sobre sustentabilidade e as questões ambientais.

Janela para o público infantil, em especial para os alunos da rede pública, e espaço para a formação de plateia, o 20º Festivalzinho de Cinema de Vitória – Sessão ArcelorMittal acontece no Cine Metrópolis, na UFES. Em duas décadas de existência, suas sessões já atingiram um público de mais de 40 mil crianças, de 57 escolas do Espírito Santo.

A novidade deste ano fica por conta da mostra Do Outro Lado que, em sua primeira edição, trará filmes do cinema fantástico e de horror, gênero que cresce a cada ano em público e produções realizadas.

Homenagens

As duas homenageadas deste ano, no 26º Festival de Cinema de Vitória, são Vera Fischer e Bernadette Lyra. Com um currículo extenso, que inclui 22 filmes, 23 novelas, 12 peças teatrais e mais de 10 séries e programas especiais de TV, Vera Fischer é uma das atrizes mais versáteis e populares do país. A atriz recebe o Troféu Vitória na quinta-feira (26), a partir das 19 horas, no Centro Cultural Sesc Glória.

Bernadette Lyra, além de uma das mais importantes escritoras do país, é uma entusiasta do cinema. Sua paixão pela sétima arte a levou aos estudos. Criou o termo Cinema de Bordas, que define produções periféricas, de baixo orçamento, realizadas por cineastas autodidatas de pequenas cidades ou arredores das grandes capitais. A escritora recebe o Troféu Vitória no domingo (29), a partir das 19 horas, no Centro Cultural Sesc Glória. 

Tenda Musical

A música também tomará conta do 26º Festival de Cinema de Vitória. Durante os seis dias do evento, a Tenda Musical irá receber atrações capixabas, nacionais e internacionais. O espaço está completamente reformulado e diferente das edições passadas, conta agora com bar e praça de alimentação para receber o público.

Subirão ao palco, a cantora GAVI, que abre a programação da Tenda Musical na terça-feira (24), com o repertório do seu novo EP Rebarba. Na quarta-feira (25), é a vez do retorno da dupla Chico Chico e João Mantuano. No dia 26, quinta-feira, quem comanda o palco é o cantor e compositor André Prando.

Um dos grandes nomes da nova cena musical brasileira, o cantor Johnny Hooker faz um pocket show na noite de sexta-feira (27). Na sequência, Rita Cadillac volta ao palco do Festival com seu carisma e repertório dançante, ao lado da drag queen Úrsula Pussynail.

Dentro da programação do Viradão Vitória, no dia 28 de setembro, o BatuQdellas abre a festa com muito samba e animação. Às 18 horas, as Bandas de Congo Amores da Lua e Panela de Barro se apresentam na frente do Centro Cultural Sesc Glória.

A partir das 23 horas, a tenda retoma sua programação musical com a atração internacional Katerina Polemi, que traz a bossa nova e a música grega para o espaço. Na sequência, na madrugada de sábado para domingo, acontece show do grande cantor e ator Zéu Britto e a estreia de Roberta de Razão.

O público ainda poderá se divertir com o Karaokê do Filippo, e com a reexibição dos filmes da 1ª Mostra do Outro Lado: Cinema Fantástico e de Horror e da 3ª Mostra Nacional de Videoclipes, além da exibição do filme Vitória Delas, de José Augusto Muleta.

No domingo (29), às 15 horas, o Prot Quarteto, traz o jazz e a música instrumental para o palco da tenda musical. Encerrando a programação, o samba de Tunico da Vila.

Oficinas, lançamentos e debates

Entre os dias 23 e 29 de setembro, o Hotel Senac será espaço de formação, debate e lançamentos. Com a proposta de aperfeiçoar novos profissionais para o mercado audiovisual brasileiro, o 26º Festival de Cinema de Vitória oferece sete oficinas e um painel que tem o objetivo de aprimorar as habilidades dos interessados em trabalhar com a arte cinematográfica, de forma amadora ou profissional.

O escritor, diretor e roteirista José Roberto Torero é o responsável pela Oficina de Roteiro. A jornalista e diretora de arte, Joyce Castello é quem ministrará a Oficina de Direção de Arte. Destaque no filme Bacurau, o ator, dramaturgo e diretor Silvero Pereira estará a frente da Oficina de Interpretação: Estado e Criação de Cena. Já o renomado cineasta Luiz Carlos Lacerda é o responsável pela Oficina de Realização em Cinema e Vídeo.

A gestora cultural, Simone Marçal, e o comunicólogo, Daniel Morelo, respondem pela Oficina de Elaboração de Projetos Culturais. O produtor Paulo Boccato cuidará da Oficina de Produção Executiva – Gestão e Elaboração de Projetos para o Audiovisual. Já a multi-instrumentista Katerina Polemi atuará duplamente: na Oficina Interativa – Dramaterapia e no Painel – Trilha Sonora na Produção Audiovisual Nacional e Internacional, ao lado do artista sonoro e sound designer, Marcus Neves, e com a mediação do comunicólogo Daniel Morelo. 

Debate

O público terá a oportunidade de participar dos debates sobre as produções junto aos realizadores. O bate-papo da 8ª Mostra Foco Capixaba, 23ª Mostra Competitiva de Curtas e 9ª Mostra Competitiva de Longas será mediado pelo jornalista Filippo Pitanga, e acontecerá sempre no dia posterior a exibição, no Hotel Senac Ilha do Boi, às 10 horas. Os debates da 4ª Mostra Mulheres no Cinema e da 4ª Mostra Cinema e Negritude acontecerão na sequência da exibição dos filmes, no Centro Cultural Sesc Glória. Os eventos são abertos ao público. 

Lançamentos

Além do cinema e da música, o 26º Festival de Cinema de Vitória também será palco para a literatura. No dia 26 de setembro, quinta-feira, no Hotel Senac Ilha do Boi acontecerá o lançamento de 18 obras literárias.

As publicações contemplam os mais diversos gêneros, desde textos críticos e compilações analíticas sobre cinema, até biografias, romances e poemas. Entre os destaques, estão a biografia Raul Seixas por Trás das Canções, de Carlos Minuano, e seis livros da escritora Bernadette Lyra, uma das homenageadas deste ano pelo Festival de Cinema de Vitória.

O 26º Festival de Cinema de Vitória tem o patrocínio do Ministério da Cidadania, através da Lei de Incentivo à Cultura, da ArcelorMittal, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE, do Fundo Setorial do Audiovisual – FSA e da Ancine, conta com o copatrocínio da EDP e do Banestes, com o apoio da Rede Gazeta, da AdoroCinema, da Ceturb ES, da Prefeitura Municipal de Vitória e da Secretaria de Estado de Turismo (Setur-ES). O Festival conta também com o apoio institucional do Centro Técnico do Audiovisual – CTAv, da Mistika, da CiaRio, da Link Digital, do Centro Cultural Sesc Glória, da Jangada VOD, do Canal Brasil e da Carla Buaiz Jóias. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte.

Serviço
26º Festival de Cinema de Vitória
Data: 24 a 29 de setembro
Onde: Centro Cultural Sesc Glória, Cine Metrópolis e Hotel Senac Ilha do Boi