Sessão apresenta curtas-metragens de horror e cinema fantástico
O cinema de gênero ganha cada vez mais espaço no Brasil, sendo um dos destaques na produção audiovisual brasileira recente. Além da constante renovação das mostras já existentes, e sempre atento a movimentação cinematográfica nacional, o 26º Festival de Cinema de Vitória lança nesta edição a 1ª Mostra do Outro Lado – Cinema Fantástico e de Horror, que acontece no dia 28 de setembro, sábado, às 15 horas, no Centro Cultural Sesc Glória.
A curadoria foi realizada pelo programador do Cine Metrópolis, estudante de Cinema e Audiovisual da UFES e membro do Núcleo de Estudos de Curadoria do Baile-UFES, Waldir Segundo. “Fiquei extremamente feliz quando o Festival de Cinema de Vitória cedeu essa janela de exibição para um gênero por tantas vezes esquecido nos festivais do Brasil afora, mesmo sendo, quantitativamente, um dos gêneros de maior produção no Brasil atualmente”.
Filmes
Os seis filmes selecionados vem das regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do país. Para Minha Gata Mieze, de Wesley Gondim, conta a história de Francisco, um jovem veterinário gay, que nas horas vagas, cuida de gatos abandonados. Um dia, ele começa a ser perseguido por homofóbicos e sua história ganha outros contornos.
Papa-Figo, de Alex Reis, parte de uma brincadeira de criança que acaba se tornando um pesadelo, quando elas se propõem a desafiar uma lenda urbana. Broto, de Antonio Teicher, aproxima o cinema do realismo fantástico de forma sutil e divertida, transformando o estranhamento em um novo sentimento.
Guará, de Fabrício Cordeiro e Luciano Evangelista, atualiza a lenda dos lobisomens partindo dos lobos lobos-guarás e bandeirantes que habitam o cerrado brasileiro. Carne Infinita, de Isadora Cavalcanti, apresenta a adolescente Alice e sua imersão na realidade virtual. Quando ela passa a encarar uma realidade, a princípio, estranha ao seu corpo.
Caranguejo Rei, de Enock Carvalho e Matheus Farias, conta a história de Eduardo que tem uma doença misteriosa em seu corpo. A aparição de caranguejos por toda a cidade do Recife pode ter algo a ver com isso.
O 26º Festival de Cinema de Vitória tem o patrocínio do Ministério da Cidadania, através da Lei de Incentivo à Cultura, da ArcelorMittal, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE, do Fundo Setorial do Audiovisual – FSA e da Ancine, conta com o copatrocínio da EDP e do Banestes, com o apoio da Rede Gazeta, da AdoroCinema, da Ceturb ES, da Prefeitura Municipal de Vitória e da Secretaria de Estado de Turismo (Setur-ES). O Festival conta também com o apoio institucional do Centro Técnico do Audiovisual – CTAv, da Mistika, da CiaRio, da Link Digital, do Centro Cultural Sesc Glória, da Jangada VOD, do Canal Brasil e da Carla Buaiz Jóias. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte.
Serviço
1ª Mostra do Outro Lado – Cinema Fantástico e de Horror
Data: 28 de setembro, sábado, às 15 horas,
Onde: Centro Cultural Sesc Glória