Bandas de Congo: música e tradição da cultura popular no 26º FCV

Bandas ‘Amores da Lua’ e ‘Panela de Barro’ se apresentam em frente ao Centro Cultural Sesc Glória no dia 28 de setembro, às 18 horas

O congo é uma das manifestações mais importantes da cultura popular do Espírito Santo.  Existem várias bandas de congo em todo o Estado e, cada uma com suas particularidades, concentram os saberes e as celebrações de cada região através de elementos como a religiosidade, os tambores, a dança e a música.

Duas das mais importantes bandas de congo do Espírito Santo, Amores da Lua e Panela de Barro, integram a programação do 26º Festival de Cinema de Vitória, com uma apresentação que acontece no sábado (28), às 18h30, em frente ao Centro Cultural Sesc Glória.

Amores da Lua

A banda de congo Amores da Lua foi fundada em dia 30 de março de 1945, no antigo Bairro do Mulembá, atualmente conhecido como Santa Marta. A história do grupo começou por meio de uma reunião entre Sr. Alarico Azevedo e Sr. Alfredo Manoel da Silva, que tinha o objetivo de fundar a banda de congo. Os primeiros 10 tambores de barril foram comprados no mesmo ano pelo valor, a época, de 10.000 réis. A banda tem como grande devoção o santo católico São Benedito, o Santo Protetor. Atualmente, tem como Mestre Ricardo Sales.

Panela de Barro

A banda de congo Panela de Barro foi fundada, em 1938, com o nome de Banda de Congo de Goiabeiras. Na década de 1980, passou a ser coordenada por Arnaldo Gomes Ribeiro, proprietário da fábrica de panelas de barro em Goiabeiras, daí seu nome atual. A tradição popular da banda refere-se às festas para São Benedito, e em alguns locais também para São Sebastião, São Pedro e Nossa Senhora da Penha. As manifestações religiosas variam de acordo com a região. A celebração tem características próprias em cada local, mas está sempre associada a um naufrágio ocorrido no litoral capixaba, quando um grupo de escravos se salvou agarrado a um mastro que tinha uma imagem de São Benedito. A partir daí, as comunidades de negros do litoral do Estado passaram a erguer um mastro todos os anos em agradecimento ao milagre. As festas são sempre acompanhadas de dezenas de músicas tradicionais das bandas de congo. Atualmente, tem como Mestre Valdemiro Sales.

O 26º Festival de Cinema de Vitória tem o patrocínio do Ministério da Cidadania, através da Lei de Incentivo à Cultura, da ArcelorMittal, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE, do Fundo Setorial do Audiovisual – FSA e da Ancine, conta com o copatrocínio da EDP e do Banestes, com o apoio da Rede Gazeta, da AdoroCinema, da Ceturb ES, da Prefeitura Municipal de Vitória e da Secretaria de Estado de Turismo (Setur-ES). O Festival conta também com o apoio institucional do Centro Técnico do Audiovisual – CTAv, da Mistika, da CiaRio, da Link Digital, do Centro Cultural Sesc Glória, da Jangada VOD, do Canal Brasil e da Carla Buaiz Jóias. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte.

Serviço
Apresentação das Bandas de Congo Amores da Lua e Panela de Barro
Data: 28 de Setembro, sábado, às 18h
Local: Em frente ao Centro Cultural Sesc Glória
Entrada Gratuita
www.festivaldevitoria.com.br

Confira a programação completa da Tenda Musical do 26º Festival de Cinema de Vitória