26º FCV lança nova oficina de Produção Executiva para o Audiovisual

A oficina será ministrada pelo produtor executivo  Paulo Boccato, que trará ensinamentos importantes sobre gestão e elaboração de projetos para cinema

Como um filme é orçado e financiado? Como planejar, executar e distribuir um filme? Essas são algumas das questões a serem trabalhadas durante a nova oficina do 26º Festival de Cinema de Vitória: Produção Executiva, Gestão e Elaboração de Projetos para o Audiovisual. Ministrada pelo produtor Paulo Boccato, profissional de renome internacional e experiência em algumas das maiores empresas da indústria cinematográfica, a oficina é uma oportunidade única para quem deseja ingressar na área ou aprimorar seus conhecimentos.

A abrangência dos assuntos abordados faz da oficina um curso que aborda todas as etapas de um projeto audiovisual. O conteúdo, dividido em cinco dias, cobre desde entender o que é um filme do ponto de vista mercadológico e o papel do produtor, passando por roteiro, pós-produção e estrutura financeira, chegando até o momento da distribuição.

“O curso vai tratar de todas as etapas de construção de projetos audiovisuais, da ideia à comercialização, apresentando os desafios e oportunidades gerados pelas recentes transformações tecnológicas e de mercado”, explica Paulo Boccato. 

Segundo o ministrante da oficina, o curso não se restringe ao financiamento público, mas permite que os alunos entendam como ter projetos consistentes para investimentos privados, crowdfunding e coproduções internacionais, além de discutir princípios sobre como negociar contratos, otimizar recursos e maximizar receitas. 

“Também vamos discutir o papel do produtor como criativo e de que forma essa visão pode ajudar a ter projetos mais consistentes. As aulas são elaboradas de maneira a oferecer um entendimento claro não apenas a profissionais com diferentes graus de experiência no setor, mas também a estudantes, artistas e interessados em geral”, completa.

Para participar da oficina é necessário inscrever-se através do formulário disponibilizado no site (www.festivaldevitoria.com.br) e aguardar a divulgação dos selecionados. Não é preciso ter experiência prévia na área.

Paulo Boccato
Grande produtor da indústria audiovisual brasileira, Paulo Boccato produziu e lançou nove longas nos últimos anos, metade dos quais alcançou o Top 10 de bilheteria nacional em seus respectivos anos de lançamento. Boccato produz longas e documentários com coprodução em diversos países, e parcerias com empresas como Fox Films, Buenavista, Sony Pictures, Warner, Paramount, Paris Filmes, Globo Filmes, Turner e Warner Channel.   

O Festival
O 26º Festival de Cinema de Vitória tem o patrocínio do Ministério da Cidadania, através da Lei de Incentivo à Cultura, da ArcelorMittal, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE, do Fundo Setorial do Audiovisual – FSA e da Ancine, conta com o copatrocínio da EDP e do Banestes, com o apoio da Rede Gazeta, da AdoroCinema, da Ceturb ES, da Prefeitura Municipal de Vitória e da Secretaria de Estado de Turismo (Setur-ES). O Festival conta também com o apoio institucional do Centro Técnico do Audiovisual – CTAv, da Mistika, da CiaRio, da Link Digital, do Centro Cultural Sesc Glória, da Jangada VOD, do Canal Brasil e da Carla Buaiz Jóias. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte.

SERVIÇO

Oficina de Produção Executiva Gestão e Elaboração de Projetos para o Audiovisual
Ministrante: Paulo Boccato
Data e Hora: 24 a 28 de setembro (terça a sábado), das 09 às 13 horas
Local: Salão Penedo, Hotel Senac Ilha do Boi
Inscrições: Inscrições Encerradas