Mais de 20 filmes capixabas serão exibidos no 26º Festival de Cinema de Vitória

Dos 106 filmes selecionados para as 12 Mostras Competitivas do Festival, 22 foram produzidos por realizadores capixabas

Com grande pluralidade de temas e gêneros, a produção audiovisual do Espírito Santo ganha cada vez mais destaque no cenário nacional. Dos 106 filmes selecionados para o 26ª Festival de Cinema de Vitória, 22 foram produzidos por realizadores capixabas. Os filmes serão exibidos em nove mostras competitivas durante o evento, que acontece entre os dias 24 e 29 de setembro, no Centro Cultural Sesc Glória. 

As produções capixabas correspondem a mais de 20% dos filmes selecionados. São curtas-metragens nos gêneros de ficção, documentário, experimental e videoclipe. Com mais de 30 anos de experiência em cinema e movimentação cultural, Lucia Caus, Diretora do Festival de Cinema de Vitória, acompanhou o crescimento do cinema capixaba.

“Meu contato com o cinema capixaba é bem anterior ao Festival de Cinema de Vitória. Antes de começar o projeto do Festival eu já atuava na produção de curtas no estado. O realizador do Espírito Santo sempre teve um imenso potencial criativo. Nos últimos 26 anos, com o Festival, tive a oportunidade de conhecer cada vez mais as histórias do nosso povo, contadas sob uma perspectiva delicada e poética. E é uma honra ter tantos filmes capixabas no Festival. A safra deste ano nos surpreendeu em quantidade e qualidade, o que demonstra a constante evolução e pesquisa desses realizadores. É uma premissa do Festival incluir o maior número possível de filmes produzidos aqui na nossa grade”, disse Lucia.

Competitiva

O Festival de Cinema de Vitória dedica uma janela exclusiva para os realizadores capixabas. Na 8ª Mostra Foco Capixaba, serão exibidos os documentários Minhas Mães, de Gustavo Guilherme Conceição; Pescadores Urbanos, de Yolanda Faustini; e Jardim Secreto, de Shay Peled; além das ficções Guri, de Adriano Monteiro; Casa de Vó, de André Ehrlich Lucas; e Práticas do Absurdo, de Alexander S. Buck. 

A 23ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas irá exibir os documentários Arquitetura dos que Habitam, de Daiana Rocha; Refúgio, de Shay Peled e Gabriela Alves; Riscadas, de Karol Mendes; e as ficções Os Mais Amados, de Rodrigo de Oliveira; e o Pássaro sem Plumas, de Tati Rabelo e Rodrigo Linhales. 

A programação do 20º Festivalzinho de Cinema de Vitória – Sessão ArcelorMittal, voltado para o público infantil, exibe as ficções Arani Tempo Furioso, de Roobertchay Domingues Rocha; e Guri, de Adriano Monteiro. Na 8ª Mostra Corsária, será exibido o filme Unreal, trabalho experimental de Luiz Will Gama; e A Profundidade da Areia, de Hugos Reis. 

Nas sessões voltadas para a diversidade, serão exibidos: o documentário Superpoderosa Mathilda, de João Giry, na 9ª Mostra Quatro Estações; e o documentário Do Dia em que Mudamos a Rota, de Diego Nunes, na 4ª Mostra Cinema e Negritude

A 2ª Mostra Nacional de Cinema Ambiental – Sessão EDP exibe Quarto de Cura, da artista Castiel Vitorino Brasileiro. Na 3ª Mostra Nacional de Videoclipes o público poderá conferir a tradução para o audiovisual das canções Meu Carnaval, de Gabriela Brown, dirigido por Tati Rabelo e pela própria Gabriela Brown; e Space Woods, de My Magical Glowing Lens, dirigido por Gustavo Senna Martins De Almeida. 

A 6ª Mostra Outros Olhares exibe o documentário Os que Esperam, de PH Martins; a ficção O Quadro, de Melina Leal Galante; e o filme experimental Tomar o Tempo – Poesia Inútil, de Amanda Brommonschenkel, Carol Covre, Juane Vaillant, Marcéu Rosário Nogueira, Thaís Rodrigues. 

O 26º Festival de Cinema de Vitória tem o patrocínio do Ministério da Cidadania, através da Lei de Incentivo à Cultura, da ArcelorMittal, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE, do Fundo Setorial do Audiovisual – FSA e da Ancine, conta com o copatrocínio da EDP e do Banestes, com o apoio da Rede Gazeta, da AdoroCinema, da Ceturb ES, da Prefeitura Municipal de Vitória e da Secretaria de Estado de Turismo (Setur-ES). O Festival conta também com o apoio institucional do Centro Técnico do Audiovisual – CTAv, da Mistika, da CiaRio, da Link Digital, do Centro Cultural Sesc Glória, da Jangada VOD, do Canal Brasil e da Carla Buaiz Jóias. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte.

Confira a lista completa de filmes capixabas selecionados para o 26º Festival de Cinema de Vitória:

23ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas

– ARQUITETURA DOS QUE HABITAM (Daiana Rocha, EXP, ES)
– OS MAIS AMADOS (Rodrigo de Oliveira, FIC, ES)
– REFÚGIO (Shay Peled e Gabriela Alves, DOC, ES)
– RISCADAS (Karol Mendes, DOC, ES)
– O PÁSSARO SEM PLUMAS (Tati Rabelo e Rodrigo Linhales, ES)

20º Festivalzinho de Cinema de Vitória – Sessão ArcelorMittal

– ARANI TEMPO FURIOSO (Roobertchay Domingues Rocha, FIC, ES)
– Guri (Adriano Monteiro, FIC, ES)

9ª Mostra Quatro Estações

– SUPERPODEROSA MATHILDA (João Giry, DOC, ES)

SUPERPODEROSA MATHILDA (João Giry, DOC, ES)

8ª Mostra Foco Capixaba

– MINHAS MÃES (Gustavo Guilherme da Conceição, DOC, ES)
– PESCADORES URBANOS (Yolanda Faustini, DOC, ES)
– GURI (Adriano Monteiro, FIC, ES)
– PRÁTICAS DO ABSURDO (Alexander S. Buck, FIC, ES)
– CASA DE VÓ (André Ehrlich Lucas, FIC, ES)
– JARDIM SECRETO (Shay Peled, DOC, ES)

8ª Mostra Corsária

– UNREAL (Luiz Will Gama, EXP, ES)
– A PROFUNDIDADE DA AREIA (Hugo Reis, FIC, ES)

6ª Mostra Outros Olhares

– OS QUE ESPERAM (PH Martins, DOC, ES)
– O QUADRO (Melina Leal Galante, FIC, ES)
– TOMAR O TEMPO – POESIA INÚTIL (Amanda Brommonschenkel, Carol Covre, Juane Vaillant, Marcéu Rosário Nogueira, Thaís Rodrigues, EXP, ES)

4ª Mostra Cinema e Negritude

– DO DIA EM QUE MUDAMOS A ROTA (Diego Nunes, DOC, ES)

DO DIA EM QUE MUDAMOS A ROTA (Diego Nunes, DOC, ES)

3ª Mostra Nacional de Videoclipes

– Meu Carnaval, de Gabriela Brown (Gabriela Brown e Tati Rabelo, ES)
– Space Woods, de My Magical Glowing Lens (Gustavo Senna Martins De Almeida, ES)

2ª Mostra Nacional de Cinema Ambiental – Sessão EDP

– QUARTO DE CURA (Castiel Vitorino Brasileiro, DOC, ES)

QUARTO DE CURA (Castiel Vitorino Brasileiro, DOC, ES)