O filme, com atuação de Marcélia Cartaxo e direção de Allan Deberton, é um dos selecionados para a 9º Mostra Competitiva de Longas
Inspirado em fatos reais, Pacarrete, primeiro longa-metragem do diretor Allan Deberton, aborda temas como a loucura, a permanência do sonho e o drama da velhice através da história de uma bailarina clássica. O filme é um dos selecionados para a 9ª Mostra Competitiva Nacional de Longas do 26º Festival de Cinema de Vitória, que acontece de 24 a 29 de setembro, no Centro Cultural Sesc Glória.
A personagem-título é vivida pela atriz paraibana Marcélia Cartaxo (“A História da Eternidade”, “A Hora da Estrela”, “Madame Satã”), que teve aulas de voz, canto e balé com supervisão do coreógrafo Fauller e da cearense Wilemara Barros, além de ter aprendido francês. “Pacarrete” nasceu em Russas, no Ceará, cidade que também é cenário do filme. Desde criança, alimentou o sonho de ser artista e viver a vida na ponta das sapatilhas.
É em Fortaleza que Pacarrete consegue seguir carreira como bailarina clássica e professora de balé. Com a aposentadoria, ela retorna para sua cidade natal, onde pretende dar continuidade ao seu trabalho artístico, mas acaba se deparando com o desrespeito à sua arte. Pacarrete, como gostava de ser chamada e até hoje é lembrada por todos na cidade, significa “margarida” em francês.
De volta à Russas, continua respirando balé e traduzindo sua vida com a dança nas calçadas e praças da cidadezinha. O comportamento da bailarina a transforma, na perspectiva dos moradores, na “louca da cidade”. Segundo Deberton, “Pacarrete” é uma jornada pela mente de sua protagonista. “O filme estabelece um diálogo entre o presente e o passado, a realidade e a utopia. O tom biográfico é atravessado pelo universo fantasioso da personagem, que mescla instantes de lucidez e loucura”, conta.
Pacarrete será exibido durante a 9ª Mostra Competitiva Nacional de Longas, que faz parte da programação do 26º Festival de Cinema de Vitória e acontece entre os dias 24 e 29 de Setembro no Centro Cultural Sesc Glória, no Hotel Senac Ilha do Boi e no Cine Metrópolis. Os filmes selecionados concorrem ao Troféu Vitória em 5 categorias!
O 26º Festival de Cinema de Vitória tem o patrocínio do Ministério da Cidadania, através da Lei de Incentivo à Cultura, da ArcelorMittal, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE, do Fundo Setorial do Audiovisual – FSA e da Ancine, conta com o copatrocínio da EDP e do Banestes, com o apoio da Rede Gazeta, da AdoroCinema, da Ceturb ES, da Prefeitura Municipal de Vitória e da Secretaria de Estado de Turismo (Setur-ES). O Festival conta também com o apoio institucional do Centro Técnico do Audiovisual – CTAv, da Mistika, da CiaRio, da Link Digital, do Centro Cultural Sesc Glória, da Jangada VOD, do Canal Brasil e da Carla Buaiz Jóias. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte.
Serviço:
9ª Mostra Competitiva Nacional de Longas
Data: 24 a 29 de Setembro
Local: Teatro Glória (Centro Cultural Sesc Glória)
Entrada franca
PACARRETE (Allan Deberton, FIC, CE)
Pacarrete é uma bailarina incomum que vive em Russas, no interior do Ceará. Na véspera da festa de 200 anos da cidade, ela decide fazer uma apresentação de dança, como presente, “para o povo”. Mas parece que ninguém se importa…