30% dos filmes inscritos no Festival de Cinema de Vitória foram realizados por estudantes

Dos quase 1200 filmes inscritos no Festival de Cinema de Vitória deste ano, 333 tem realizadores matriculados em cursos de Audiovisual, no Brasil e no exterior. O número, que equivale a aproximadamente 30% das produções enviadas para a 26ª edição, é uma amostra do cinema que é produzido em universidades federais, institutos, escolas particulares e demais instituições de ensino, além de ser um indicador da crescente busca por profissionalização no mercado audiovisual.

Segundo dados do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), o Brasil tem 129 instituições com cursos superiores voltados à formação de profissionais na indústria audiovisual, sendo 35 públicas e 94 privadas. Na opinião do professor do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Espírito Santo e curador do Festival, Erly Vieira Jr., o número de inscrições prova a força dos cursos de cinema e audiovisual no Brasil, principalmente nos últimos 10 anos

O professor Erly Vieira Jr. explica que o cinema universitário é um momento propício para a experimentação e para tentar ideias fora da caixa

Segundo o professor, o cinema universitário é um momento propício para a experimentação e para tentar ideias fora da caixa. “A cada ano a produção de cinema nas universidades tem crescido e isso se reflete no número de inscrições. Essa produção universitária muitas vezes se arrisca mais, tenta trilhar caminhos diferentes, e sempre temos boas surpresas entre os filmes recebidos”, conta Erly.

A instituição com a maior quantidade de inscrições é a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), com 18 filmes, seguida pela Academia Internacional de CInema (AIC) e pela Universidade Federal Fluminense, com 14 e 12 filmes cada, respectivamente.

O 26º Festival de Cinema de Vitória tem o patrocínio do Ministério da Cidadania, através da Lei de Incentivo à Cultura, da ArcelorMittal, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE, do Fundo Setorial do Audiovisual – FSA e da Ancine, conta com o copatrocínio da EDP e do Banestes, com o apoio da Rede Gazeta, da AdoroCinema, da Ceturb ES, da Prefeitura Municipal de Vitória e da Secretaria de Estado de Turismo (Setur-ES). O Festival conta também com o apoio institucional do Centro Técnico do Audiovisual – CTAv, da Mistika, da CiaRio, da Link Digital, do Centro Cultural Sesc Glória, da Jangada VOD, do Canal Brasil e da Carla Buaiz Jóias. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte.

Confira as 10 instituições de ensino com mais filmes inscritos no 26º Festival de Cinema de Vitória:

1º Ufes – Universidade Federal do Espírito Santo – 18 Filmes
2º AIC – Academia Internacional de Cinema – 14 Filmes
3º UFF – Universidade Federal Fluminense – 12 Filmes
4º Escola Darcy Ribeiro e Instituto Brasileiro de Audiovisual – 11 Filmes
5º Universidade Estácio de Sá – 9 Filmes
6º UFPEL – Universidade Federal de Pelotas – 8 Filmes
7º UFBA – Universidade Federal da Bahia – 8 Filmes
8º Unisul – Universidade do Sul de Santa Catarina – 7 Filmes
9º Unila – Universidade Federal da Integração Latino Americana – 7 Filmes
10º UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro – 7 Filmes