Dia 09 de fevereiro, o 25° Festival de Cinema de Vitória Itinerante chega ao balneário, em São Mateus, com exibições gratuitas ao ar livre

Depois de passar por Guarapari, Linhares e Aracruz, o 25º Festival de Cinema de Vitória Itinerante – patrocinado há 21 anos pela Petrobras – chega à reta final em mais um famoso balneário capixaba: Praia de Guriri, em São Mateus, no extremo norte do Espírito Santo. A exibição acontece neste sábado (09), às 19 horas, na praça de Guriri.

As sessões do 25º Festival de Cinema de Vitória Itinerante iniciam com a série infantil Irmão do Jorel, do capixaba Juliano Enrico. “A Pipa Ideal”, da terceira temporada, tem 11 minutos e se passa durante as férias de verão da família protagonista da animação.

Registro da exibição em Barra do Sahy, Aracruz. Foto: Sérgio Cardoso – Acervo Galpão/IBCA

Depois, a plateia vai rir e se emocionar com o premiado filme “Benzinho” (97’, 12 anos), de Gustavo Pizzi. Com elenco formado por Adriana Esteves, Otávio Müller, Karine Teles (“Que Horas Ela Volta?”) e o ator grego radicado no Espírito Santo Konstantinos Sarris, o longa teve sua estreia oficial no prestigiado Festival de Sundance, nos EUA, e depois passou por  mais de 30 festivais nacionais e internacionais, onde acumulou premiações. A história acompanha a vida de uma mãe que vê sua vida mudar completamente quando o filho mais velho resolve sair de casa para jogar handebol em outro país.

O circuito teve início no dia 19 de janeiro com sucesso de público, que se repetiu em todas as demais exibições. Para Guriri, a expectativa é de que o encerramento também seja com sala lotada: “Em 2018, a itinerância do festival passou por Guriri e atraiu cerca de 2500 pessoas em duas sessões. Agora estamos de volta para encerrar a programação no balneário e estamos ansiosos para reencontrar esse público”, garante Lucia Caus, diretora do Festival de Cinema de Vitória.

Caminhão do 25º Festival de Cinema de Vitória Itinerante. Foto: Sérgio Cardoso – Acervo Galpão/ IBCA

Para circular pelo Espírito Santo, um caminhão se transforma em cinema para exibir as produções em uma tela de 8 x 5 metros. A sala à céu aberto tem som de qualidade, cadeiras para os espectadores e até tapete vermelho.

O 25º Festival de Cinema de Vitória Itinerante conta com o patrocínio do Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo a Cultura, da Petrobras, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE e do Fundo Setorial do Audiovisual – FSA e da Ancine. Conta ainda com o apoio da Rede Gazeta e da Caixa Econômica Federal. A Realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

Ilha de Guriri
Situada a cerca de 10 Km da sede do município de São Mateus, Guriri é uma ilha que foi criada a artificialmente e encontra-se separada do continente pelo Rio Cricaré e pelo Rio Mariricu. É um dos balneários mais procurados por moradores do norte capixaba e por turistas vindos, principalmente, de Minas Gerais. O lugar é urbanizado e possui uma diversificada rede de serviços turísticos (hotéis, pousadas, bares, restaurantes etc).

Suas praias têm águas mornas e, durante a alta temporada, são bem movimentadas, especialmente no trecho mais próximo da área urbana. A Av. Oceano Atlântico, via que margeia a praia, conta ciclovia e calçadão propícios para fazer caminhadas e outros esportes à beira mar. Caminhando para o sul existe o Bosque da Praia ou Bazoni, trata-se de trecho da praia que possui árvores, principalmente pinheiros, que fazem uma ótima sombra.

No extremo norte de Guriri fica a Boca da Barra, a foz do Rio Cricaré, de onde possível avistar a sede de Conceição da Barra, município vizinho a São Mateus. Cerca de 25 Km ao sul da ilha, está situado o balneário de Barra Nova onde o Rio Mariricu desemboca no Oceano Atlântico.

Serviço
25º Festival de Cinema de Vitória Itinerante
Filme ‘Benzinho’, de Gustavo Pizzi
Série ‘Irmão do Jorel’, de Juliano Enrico

19 de janeiro – Praia do Morro, Guarapari
26 de janeiro – Pontal do Ipiranga, Linhares
02 de fevereiro – Barra do Sahy, Aracruz
09 de fevereiro – Praia de Guriri, São Mateus

Horário: a partir das 19 horas
Entrada franca
Informações:
www.festivaldecinemadevitoria.com.br
www.facebook.com.br/festivaldevitoria
www.instagram.com/festivaldecinemadevitoria