Quarta-feira é dia de estreia no Festival de Cinema de Vitória. Às 14h, o Teatro Carlos Gomes recebe a 1ª edição da Mostra Nacional de Cinema Ambiental – Sessão Especial Petrobrás, com a exibição de filmes que abordam a sustentabilidade e demais questões ambientais. A entrada é gratuita, sem retirada de ingressos.

A janela exibe quatro curtas-metragens – três documentários e um filme de animação -, vindos de Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Pernambuco.

A curadoria da Mostra Ambiental ficou a cargo da cineclubista e realizadora Margarete Taqueti (“As Urnas dos Neves”, 2017) e do ambientalista, cineasta e produtor Jefferson de Albuquerque Junior (“Eles Não Usam Black-Tie”, 1981).

“No desafio de compreender para onde e o quê apontava cada filme, norteamos uma curadoria afetiva (urgente) e técnica. Neste olhar, o ambiente é tempo e espaço geográfico – é o drama e a sua natureza”, afirmam os curadores, no texto de apresentação da mostra.

Curtas

Duas mostras de curtas-metragens chegam a sua segunda sessão nesta quarta-feira, no Teatro Carlos Gomes. Às 16h, a 7ª Mostra Corsária exibe quatro filmes que apostam na experimentação da linguagem. A janela se inspira no filme “Alma Corsária”, de Carlos Reichenbach (1945-2012), reverberando as influências do diretor na nova geração de cineastas brasileiros.

Às 19h30, a 22ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas apresenta três ficções e um documentário, fechando o segundo dia de competições no Carlos Gomes.

Um dos homenageados do FCV e tema de documentário, o cineasta Neville D’Almeida é responsável por grandes clássicos do cinema nacional. Foto: Divulgação.

Homenagem

Grande nome do cinema nacional, o cineasta e artista plástico Neville D’Almeida sobe ao palco do Teatro Carlos Gomes às 19h desta quarta para receber o Troféu Vitória por sua trajetória. Em seguida, como parte da homenagem, o público assiste ao documentário “Neville D’Almeida – Cronista da Beleza e do Caos”, de Mario Abbade, às 20h30.

Finalizado em 2017, o documentário foi exibido em vários festivais dentro e fora do Brasil, a exemplo do Festival de Roterdã, onde recebeu o prêmio Impact Docs, e do É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários.

Neville bate um papo com o público nesta quinta-feira, às 11h, no Hotel Senac Ilha do Boi.

 

25º FESTIVAL DE CINEMA DE VITÓRIA

Uma realização da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA), o 25º Festival de Cinema de Vitória conta com o patrocínio do Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura, da Petrobras, do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), do Banco Regional de Desenvolvimento (BRDE), do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), da Ancine, e do Governo Federal, com apoio da Rede Gazeta, da Prefeitura Municipal de Vitória, e da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo. O Festival conta também com Apoio Institucional do Centro Técnico do Audiovisual (CTAv), do Canal Brasil, da Arcelor Mittal, da Link Digital, da Mistika, da Cia Rio, da UVV, da Marlim Azul Turismo e da Carla Buaiz Joias.

Quando: de 3 a 8 de setembro.

Onde: Teatro Carlos Gomes, no Centro de Vitória.

Confira a programação completa!