Homenageado pelo 25º Festival de Cinema de Vitória, o cineasta e artista plástico Neville D’Almeida conversa com o público sobre seus 50 anos de carreira na quinta-feira (6 de setembro), às 11 horas, no Hotel Senac Ilha do Boi, em Vitória. A entrada é gratuita.

No dia anterior ao bate-papo, Neville sobe ao palco do Teatro Carlos Gomes para receber o Troféu Vitória como parte da homenagem. Às 20h30, em sessão fora de competição, o público assiste ao documentário “Neville D’Almeida – Cronista da Beleza e do Caos”, de Mario Abbade, que discute o papel do artista no cinema nacional.

Ícone da contracultura

Autor de mais de 25 roteiros originais, além de adaptações literárias, Neville é o nome à frente de “A Dama do Lotação” (1978), estrelado por Sônia Braga – filme que levou mais de 6,5 milhões de pessoas às salas de exibição.

Mineiro, nascido em Belo Horizonte em 1941, foi durante a contracultura setentista, depois de retornar de uma temporada por Nova York e Londres, que o cineasta deslanchou com uma promissora carreira, se tornando um dos maiores expoentes do cinema marginal.

Além do clássico “A Dama do Lotação”, ele dirigiu também as obras “Matou a família e foi ao cinema” (1991), “Navalha na carne” (1997), “Os sete gatinhos” (1980), “Rio Babilônia” (1982), entre outras, que lhe renderam importantes prêmios.

Em 1973, com Hélio Oiticica, realizou uma série de instalações conhecidas como COSMOCOCA, também chamadas de QUASI CINEMA, que vieram a ser as primeiras instalações interativas e sensoriais da Arte Contemporânea brasileira.

Uma realização da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA), o 25º Festival de Cinema de Vitória conta com o patrocínio do Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura, da Petrobras, do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), do Banco Regional de Desenvolvimento (BRDE), do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), da Ancine, e do Governo Federal, com Apoio da Rede Gazeta, da Prefeitura Municipal de Vitória, e da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo. O Festival conta também com Apoio Institucional do Centro Técnico do Audiovisual (CTAv), do Canal Brasil, da Arcelor Mittal, da Link Digital, da Mistika, da Cia Rio, da UVV e da Marlim Azul Turismo. O lounge do Festival é co-realizado pela Galpão Produções e pela Molaa.

 

SERVIÇO: 25º FESTIVAL DE CINEMA DE VITÓRIA

Bate-papo com Neville D’Almeida

Quando: quinta-feira (6 de setembro), às 11h.

Onde: Hotel Senac Ilha do Boi, em Vitória.

Entrada gratuita.