A Oficina de Roteiro do 25º Festival de Cinema de Vitória já tem a lista dos vinte participantes selecionados. O curso será ministrado pelo escritor, roteirista e cineasta José Roberto Torero, na Universidade Vila Velha (Campus Boa Vista), dos dias 3 a 6 de setembro. (Veja a relação dos selecionados no fim da matéria).
Os aprovados têm até a próxima segunda-feira (27 de agosto) para efetivar a inscrição na oficina, por meio de pagamento da taxa de adesão, via depósito bancário (divulgado por e-mail). O valor é de R$ 80,00.
Caso algum participante selecionado não efetive a inscrição até a data marcada, a organização do festival convocará um suplente para a vaga, conforme a ordem de inscrição. Os suplentes serão convocados por e-mail para confirmar sua inscrição.
Oficinas
As oficinas serão realizadas durante a semana do FCV – de 3 a 8 de setembro. Nesta 25ª edição, serão ofertadas sete oficinas, que contemplam todas as etapas de produção cinematográfica, desde a elaboração e gestão de um projeto até a crítica cinematográfica.
Ministradas por profissionais reconhecidos no cenário local e nacional, serão oferecidas capacitações com os temas: cinema e vídeo, com Luiz Carlos Lacerda; animação, com Otto Guerra; roteiro, com José Roberto Torero; atuação cinematográfica, com Anselmo Vasconcellos; montagem, com Eva Randolph; crítica cinematográfica, com André Dib; e elaboração e gestão de projetos culturais, com Simone Marçal e Daniel Morelo.
Nas oficinas, os participantes vão desenvolver projetos coletivamente ou individualmente, como a gravação de um curta experimental, cenas de filme a partir de equipamentos digitais, produção de críticas dos filmes assistidos nas sessões de cinema, entre outros. O objetivo é capacitar os cinéfilos e novos realizadores capixabas, propiciando uma experiência a mais de aprendizado durante a maratona cinematográfica.
Uma realização da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA), o 25º Festival de Cinema de Vitória conta com o patrocínio do Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura, da Petrobras, do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), do Banco Regional de Desenvolvimento (BRDE), do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), da Ancine, e do Governo Federal, com Apoio da Rede Gazeta, da Prefeitura Municipal de Vitória, e da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo. O Festival conta também com Apoio Institucional do Centro Técnico do Audiovisual (CTAv), do Canal Brasil, da Arcelor Mittal, da Link Digital, da Mistika, da Cia Rio, da UVV e da Marlim Azul Turismo. O lounge do Festival é co-realizado pela Galpão Produções e pela molaa.
Confira a lista de selecionados:
- Tadeu Elias Conrado
- Jessica Maria Brasileiro de Figueiredo
- Rafaela Alvarez
- Fabio Martins Coelho
- Daniel Silva Coutinho Barros
- Angelo Santiago Federici Coutinho
- Maxwell da Silva Libardi
- Moyara Araujo Kossmann
- Sandy dos Santos Carangola
- Caio Butkowsky Pereira Machado
- Aldemario Ribeiro Pereira
- Mauro Merçon Noda
- Marcelo Mendes Facundes
- Eduarda Rizzo Torres
- Jace Alvarenga Theodoro
- Rafael Zambe
- João Oliveira Paiva Neto
- Marcelo Antonio Bicalho dos Santos
- João Victor Loureiro
- João Pedro Vigneron Mello Chaia