Para celebrar os 25 anos de exibições, homenagens e tantas atividades, o Festival de Cinema de Vitória preparou uma série de souvenirs para o público, disponíveis na lojinha do FCV – no Lounge, anexo ao Teatro Carlos Gomes. São roupas, calçados e diversos itens que simbolizam a relação de carinho construída entre os milhares de frequentadores e o festival ao longo deste quarto de século.
Os produtos escolhidos para festejar este 25º FCV são: camisetas, chinelos, bolsas, canecas (de acrílica ou porcelana) e caixas originais de filmes, ideais para guardar objetos ou simplesmente decorar o ambiente com uma peça vintage.
Além de estampas com a logo do FCV, várias figuras do universo cultural do festival ilustram os produtos da lojinha. O já saudoso Belchior, morto no ano passado, é um deles. O cantor e compositor cearense dá o ar da graça na lojinha com seu célebre desejo eternizado em verso: “Quero a sessão de cinema das cinco…”
Do latino-americano Belchior, vamos para o russo Dziga Vertov. Um dos mais importantes cineastas da história do cinema, o autor de “Um Homem com uma Câmera” empresta sua imagem revolucionária ao FCV, gravada em camisetas e outros itens.
Se o universo artístico do FCV é contemplado pelas obras de Belchior e Vertov, o capixaba também vislumbra algo de sua própria terra: o pássaro saíra-apunhalada. Em perigo crítico de extinção, a ave ficou mais de cem anos sem ser encontrada, mas há quinze anos tem sido avistada na Mata Atlântica do município de Vargem Alta. E o festival tem sua própria coleção de pássaros, bem preservados na nossa lojinha.
Quer mais? A fauna do FCV não se limita às aves raras. Convivendo com a saíra-apunhalada está o simpático veado, flanando nos arredores do Teatro Carlos Gomes, entre realizadores e espectadores. O desenho estampa camisetas, bolsas, canecas, chinelos e caixas de filmes.
Uma realização da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA), o 25º Festival de Cinema de Vitória conta com o patrocínio do Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura, da Petrobras, do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), do Banco Regional de Desenvolvimento (BRDE), do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), da Ancine, e do Governo Federal, com apoio da Rede Gazeta, da Prefeitura Municipal de Vitória, e da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo. O Festival conta também com Apoio Institucional do Centro Técnico do Audiovisual (CTAv), do Canal Brasil, da Arcelor Mittal, da Link Digital, da Mistika, da Cia Rio, da UVV, da Marlim Azul Turismo e da Carla Buaiz Joias. O lounge do Festival tem parceria com a Ecobier e o restaurante Gosto Capixaba e é co-realizado pela Galpão Produções e pela Molaa.