A primeira noite do 25º Festival de Cinema de Vitória exibe a força criativa do cinema local, com a sessão da 7ª Mostra Foco Capixaba, que abre as mostras competitivas nesta segunda-feira, às 19h30. A abertura conta ainda com uma homenagem ao artista capixaba Cláudio Tovar, a exibição do documentário “Pastor Cláudio” e, mais tarde, um show da banda Chico Chico e João Mantuano, no Lounge do FCV. A entrada é gratuita, sem retirada de ingressos.

Quem dá as boas-vindas ao público do festival é a atriz, cantora e dançarina Rita Cadillac, que apresenta a primeira noite ao lado do ator e músico Zéu Britto. Os artistas sobem ao palco do Teatro Carlos Gomes às 19h.

Nesta 7ª edição, a Mostra Foco Capixaba reúne cinco curtas-metragens da safra recente do Espírito Santo. A seleção teve curadoria do cineasta e professor Erly Vieira Jr., da crítica e pesquisadora de cinema Kênia Freitas, da mestranda em Cinema e Audiovisual Luana Cabral e do pesquisador e programador Waldir Segundo, que destaca a preponderância da autoria feminina entre os filmes selecionados para a mostra, tendência que se observa também em outras janelas do festival.

“Quatro dos cinco selecionados são dirigidos ou co-dirigidos por mulheres, enaltecendo e fomentando a abordagem feminina no cinema, extremamente necessária para oxigenar nosso olhar e nos desvincular do recorte masculino-branco-cis-heterossexual, que predominou por mais de um século na história do cinema mundial”, argumenta o curador.

A sessão terá acessibilidade para deficientes visuais e/ou auditivos: “Água Viva” (interpretação em libras), “A ‘hidra’ de Pilares” (interpretação em libras) e “Meninas” (legendagem descritiva). Também selecionados para a mostra, os filmes “A Mulher do Treze” e “Rio das lágrimas secas” serão reexibidos com audiodescrição e legendagem descritiva, respectivamente, no sábado, às 13h.

Artista múltiplo, Tovar tem trabalhos marcantes em teatro, cinema e televisão

Homenagem

Acompanhado da esposa e atriz Lucinha Lins, o artista capixaba Cláudio Tovar chega a Vitória já nesta segunda. Ele sobe ao palco do Teatro Carlos Gomes às 19h, quando recebe o Troféu Vitória por sua trajetória múltipla, com trabalhos no campo as artes plásticas, do teatro, do cinema, da dança e da televisão.

Em seu currículo constam prêmios nacionais importantes, especialmente como cenógrafo e figurinista. Em 2016, interpretou o personagem Evandro na novela da TV Globo “Êta Mundo Bom”, escrita por Walcyr Carrasco e dirigida por Jorge Fernando. Recentemente, integrou o elenco de “Mecanismo”, série dirigida por José Padilha na Netflix.

Mostra Competitiva de Longas

Recorte sobre um período marcante para o Brasil, o filme “Pastor Cláudio”, de Beth Formaggini, chega ao FCV para abrir a 8ª Mostra Competitiva Nacional de Longas-Metragens. A sessão acontece às 21h.

“Pastor Cláudio” traz olhar impactante sobre o período da ditadura no Brasil

O filme mostra o encontro do psicólogo e ativista Eduardo Passos com Cláudio Guerra, o bispo evangélico e ex-chefe da Polícia Civil, responsável por assassinatos, desaparecimento e ocultação de cadáveres de opositores da ditadura civil-militar no Brasil. Lançado em 2017, o documentário foi exibido em festivais nacionais e internacionais, como o Festival do Rio e o Festival de Havana.

No longa, Cláudio revela detalhes dos assassinatos e dos desaparecimentos de corpos das vítimas. Segundo o jornal “O Globo”, o filme tem provocado “reações de incredulidade” devido ao conteúdo dos relatos.

“É um filme difícil, mas é importante entregá-lo num momento em que se voltou a falar sobre ditadura”, disse ao jornal a diretora Beth Formaggini, que já abordou o período em seu documentário “Memória Para Uso Diário” (2007).

Uma realização da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA), o 25º Festival de Cinema de Vitória conta com o patrocínio do Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura, da Petrobras, do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), do Banco Regional de Desenvolvimento (BRDE), do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), da Ancine, e do Governo Federal, com apoio da Rede Gazeta, da Prefeitura Municipal de Vitória, e da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo. O Festival conta também com Apoio Institucional do Centro Técnico do Audiovisual (CTAv), do Canal Brasil, da Arcelor Mittal, da Link Digital, da Mistika, da Cia Rio, da UVV, da Marlim Azul Turismo e da Carla Buaiz Joias. O lounge do Festival tem parceria com a Ecobier e o restaurante Gosto Capixaba e é co-realizado pela Galpão Produções e pela Molaa.

 

25º FESTIVAL DE CINEMA DE VITÓRIA

Quando: de 3 a 8 de setembro.

Onde: Teatro Carlos Gomes, UVV (oficinas) e Hotel Senac Ilha do Boi (debates e coletiva de imprensa).

Confira a programação no site!