“Imensamente lisonjeado e feliz.” É como Zéu Britto descreve a expectativa de abrir o 25º Festival de Cinema de Vitória, que apresenta ao lado da atriz e cantora Rita Cadillac, a partir das 19h de segunda-feira, noite em que o FCV começa a celebrar seus 25 anos. “São bodas de prata”, lembra Zéu.
A referência aos 25 anos do FCV expressa a relação estreita que o ator e músico conserva com o festival. Em 1999, ele tocou em Vitória com a banda Los Catedrásticos e, anos depois, voltou para gravar uma série de programas para o Canal Brasil. Mas muitas das passagens que Zéu teve pela capital capixaba aconteceram durante sua participação na programação do festival.
“Fui convidado por Lucia Caus (diretora do FCV), querida amiga, para apresentar uma noite. Não deu outra: virou uma história de amor, voltei várias vezes. É uma programação do coração”, lembra ele.
Zéu guarda uma lembrança especial da 14ª edição, quando o festival ainda se chamava Vitória Cine Vídeo. Na ocasião, a atriz e humorista Dercy Gonçalves foi homenageada pelo festival, que acontecia pela última vez no Cine Teatro Glória, em 2007. Coube a Zéu entregar o Troféu Marlin Azul (agora Troféu Vitória) a Dercy.
“Essa noite vai ficar na minha memória pelo resto da vida. Quando acabou a premiação, fomos jantar com aquela mulher incrível em um restaurante português delicioso. Ri tanto que quase fiz xixi nas calças (risos)”, lembra ele. “Sou devoto de Dercy Gonçalves. Conhecer a dama da comédia foi o máximo.”
Show
Já na 19ª edição do FCV, em 2012, Zéu Britto apresentou o show “O Bardo” na Estação Porto, após introduzir as mostras competitivas daquela noite. No espetáculo, além de apresentar várias canções de sua carreira, o artista também usou de toda a sua irreverência para cativar o público, contando alguns “causos” e declamando poesias. “Foi muito especial. O público do festival é quente, interessado, delicado”, afirma ele.
Para Zéu, o diálogo fácil se estabeleceu sobretudo por conta do aspecto visual de suas músicas. “Acredito que isso se deu por eu ser ator”, explica ele. “Estar nessa posição abre as possibilidades, flexibiliza a visão e a atmosfera que ronda uma ficção.”
Recentes projetos
Recentemente, Zéu gravou uma nova canção para o longa-metragem do diretor André Moraes, “Compro Likes”, que será lançado no início de 2019. Ele também faz parte do elenco, formado ainda por Talita Younan, Fábio Lago, Tonico Pereira, Lúcio Mauro Filho, entre outros. A obra conta a história de um ator fracassado que passa a comprar seguidores em redes sociais para parecer popular.
Uma realização da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA), o 25º Festival de Cinema de Vitória conta com o patrocínio do Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura, da Petrobras, do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), do Banco Regional de Desenvolvimento (BRDE), do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), da Ancine, e do Governo Federal, com apoio da Rede Gazeta, da Prefeitura Municipal de Vitória, e da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo. O Festival conta também com Apoio Institucional do Centro Técnico do Audiovisual (CTAv), do Canal Brasil, da Arcelor Mittal, da Link Digital, da Mistika, da Cia Rio, da UVV, da Marlim Azul Turismo e da Carla Buaiz Joias.
25º FESTIVAL DE CINEMA DE VITÓRIA
Quando: de 3 a 8 de setembro.
Onde: Teatro Carlos Gomes, UVV (oficinas) e Hotel Senac Ilha do Boi (debates e coletiva de imprensa).