Hoje é o último dia para se inscrever para as oficinas do 25º Festival de Cinema de Vitória. Os interessados devem efetuar a inscrição até a meia-noite desta quinta-feira (23 de agosto), por meio deste formulário. São ofertadas 20 vagas em cada oficina (confira a descrição das atividades no fim da matéria).
As oficinas serão realizadas na Universidade Vila Velha (UVV), no campus Boa Vista, durante a semana do FCV – de 3 a 8 de setembro.
As inscrições para as aulas de Realização de Cinema e Vídeo, com Luiz Carlos Lacerda, e Roteiro, com José Roberto Torero, já estão esgotadas.
Para se inscrever na Oficina de Crítica Cinematográfica, é preciso enviar um texto crítico próprio com até 2500 caracteres sobre um filme de sua escolha. Para as demais oficinas, o critério é a ordem de inscrição.
Assim que a seleção de cada oficina for divulgada, os participantes já podem efetuar o pagamento da taxa de adesão através de depósito bancário (divulgado por e-mail). O valor é R$ 80,00. Os nomes serão anunciados no site do festival e nas redes sociais, até o dia 24 de agosto. Para quaisquer dúvidas, basta entrar em contato nos telefones (27) 3327-2751 e (27) 999762-6233.
Oficinas
As oficinas serão realizadas na Universidade Vila Velha (UVV), no campus Boa Vista, durante a semana do FCV – de 3 a 8 de setembro. Nesta 25ª edição, serão ofertadas sete oficinas, que contemplam todas as etapas de produção cinematográfica, desde a elaboração e gestão de um projeto até a crítica cinematográfica.
Ministradas por profissionais reconhecidos no cenário local e nacional, serão oferecidas capacitações com os temas: realização em cinema e vídeo, com Luiz Carlos Lacerda; animação, com Otto Guerra; roteiro, com José Roberto Torero; atuação cinematográfica, com Anselmo Vasconcellos; montagem, com Eva Randolph; crítica cinematográfica, com André Dib; e elaboração e gestão de projetos culturais, com Simone Marçal e Daniel Morelo.
Gravação de curta-metragem
Nas oficinas, os participantes vão desenvolver projetos coletivamente ou individualmente, como a gravação de um curta experimental, cenas de filme a partir de equipamentos digitais, produção de críticas dos filmes assistidos nas sessões de cinema, entre outros. O objetivo é capacitar os cinéfilos e novos realizadores capixabas, propiciando uma experiência a mais de aprendizado durante a maratona cinematográfica.
Uma realização da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA), o 25º Festival de Cinema de Vitória conta com o patrocínio do Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura, da Petrobras, do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), do Banco Regional de Desenvolvimento (BRDE), do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), da Ancine, e do Governo Federal, com Apoio da Rede Gazeta, da Prefeitura Municipal de Vitória, e da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo. O Festival conta também com Apoio Institucional do Centro Técnico do Audiovisual (CTAv), do Canal Brasil, da Arcelor Mittal, da Link Digital, da Mistika, da Cia Rio, da UVV e da Marlim Azul Turismo. O lounge do Festival é co-realizado pela Galpão Produções e pela molaa.