Uma das atividades de formação mais procuradas no 25º Festival de Cinema de Vitória, a Oficina de Realização em Cinema e Vídeo já selecionou os participantes deste ano. Vinte pessoas vão acompanhar as aulas ministradas pelo cineasta Luiz Carlos Lacerda (“O que seria deste mundo sem paixão?”, 2016). (Veja a lista dos selecionados no fim da matéria).

A oficina acontece na Universidade Vila Velha (Campus Boa Vista, dos dias 3 a 6 de setembro) e no Hotel Senac Ilha do Boi (7 de setembro), em Vitória, em horário integral (das 9h às 12h  e das 14h às 18h). 

Os aprovados têm até a próxima segunda-feira (27 de agosto) para efetivar a inscrição na oficina, por meio de pagamento da taxa de adesão, via depósito bancário (divulgado por e-mail).

Caso algum participante selecionado não efetive a inscrição até a data marcada, a organização do festival convocará um suplente para a vaga, conforme a ordem de inscrição. Os suplentes serão convocados por e-mail para confirmar sua inscrição.

Oficinas

As oficinas serão realizadas durante a semana do FCV – de 3 a 8 de setembro. Nesta 25ª edição, são ofertadas sete oficinas, que contemplam todas as etapas de produção cinematográfica, desde a elaboração e gestão de um projeto até a crítica cinematográfica.

Ministradas por profissionais reconhecidos no cenário local e nacional, serão oferecidas capacitações com os temas: realização em cinema e vídeo, com Luiz Carlos Lacerda; animação, com Otto Guerra; roteiro, com José Roberto Torero; atuação cinematográfica, com Anselmo Vasconcellos; montagem, com Eva Randolph; crítica cinematográfica, com André Dib; e elaboração e gestão de projetos culturais, com Simone Marçal e Daniel Morelo.

Nas oficinas, os participantes vão desenvolver projetos coletivamente ou individualmente, como a gravação de um curta experimental, cenas de filme a partir de equipamentos digitais, produção de críticas dos filmes assistidos nas sessões de cinema, entre outros. O objetivo é capacitar os cinéfilos e novos realizadores capixabas, propiciando uma experiência a mais de aprendizado durante a maratona cinematográfica.

Uma realização da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA), o 25º Festival de Cinema de Vitória conta com o patrocínio do Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura, da Petrobras, do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), do Banco Regional de Desenvolvimento (BRDE), do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), da Ancine, e do Governo Federal, com Apoio da Rede Gazeta, da Prefeitura Municipal de Vitória, e da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo. O Festival conta também com Apoio Institucional do Centro Técnico do Audiovisual (CTAv), do Canal Brasil, da Arcelor Mittal, da Link Digital, da Mistika, da Cia Rio, da UVV e da Marlim Azul Turismo. O lounge do Festival é co-realizado pela Galpão Produções e pela molaa.

 

Confira a lista de selecionados:

  1. Iury Duarte Gouvea
  2. Carlos Tadeu Vieira
  3. Ramon Oliveira
  4. Clerio Jose Borges de Sant Anna
  5. Maria Zanete Dadalto
  6. Rebeca Sodré Jacobsen Machado
  7. Daniel Jaber dos Santos Rodrigues
  8. Karini Bergi Albanez
  9. Amanda Louzada Affonso
  10. Pedro Henrique Cabral Conceição
  11. Julia Guelli Fernandes
  12. Matheus Nobre
  13. Ana Carolina dos Anjos Bandeira
  14. Fernanda Leitão Pacheco
  15. Fabio Martins Coelho
  16. Matheus Woshington
  17. Edson Luis Barbosa Pavan
  18. Camila Benevenute Schiavo
  19. Jorge Rafael Coutinho Maciel
  20. Samuel Arrigoni Gomes