Uma das atividades de formação mais procuradas no 25º Festival de Cinema de Vitória, a Oficina de Realização em Cinema e Vídeo já selecionou os participantes deste ano. Vinte pessoas vão acompanhar as aulas ministradas pelo cineasta Luiz Carlos Lacerda (“O que seria deste mundo sem paixão?”, 2016). (Veja a lista dos selecionados no fim da matéria).
A oficina acontece na Universidade Vila Velha (Campus Boa Vista, dos dias 3 a 6 de setembro) e no Hotel Senac Ilha do Boi (7 de setembro), em Vitória, em horário integral (das 9h às 12h e das 14h às 18h).
Os aprovados têm até a próxima segunda-feira (27 de agosto) para efetivar a inscrição na oficina, por meio de pagamento da taxa de adesão, via depósito bancário (divulgado por e-mail).
Caso algum participante selecionado não efetive a inscrição até a data marcada, a organização do festival convocará um suplente para a vaga, conforme a ordem de inscrição. Os suplentes serão convocados por e-mail para confirmar sua inscrição.
Oficinas
As oficinas serão realizadas durante a semana do FCV – de 3 a 8 de setembro. Nesta 25ª edição, são ofertadas sete oficinas, que contemplam todas as etapas de produção cinematográfica, desde a elaboração e gestão de um projeto até a crítica cinematográfica.
Ministradas por profissionais reconhecidos no cenário local e nacional, serão oferecidas capacitações com os temas: realização em cinema e vídeo, com Luiz Carlos Lacerda; animação, com Otto Guerra; roteiro, com José Roberto Torero; atuação cinematográfica, com Anselmo Vasconcellos; montagem, com Eva Randolph; crítica cinematográfica, com André Dib; e elaboração e gestão de projetos culturais, com Simone Marçal e Daniel Morelo.
Nas oficinas, os participantes vão desenvolver projetos coletivamente ou individualmente, como a gravação de um curta experimental, cenas de filme a partir de equipamentos digitais, produção de críticas dos filmes assistidos nas sessões de cinema, entre outros. O objetivo é capacitar os cinéfilos e novos realizadores capixabas, propiciando uma experiência a mais de aprendizado durante a maratona cinematográfica.
Uma realização da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA), o 25º Festival de Cinema de Vitória conta com o patrocínio do Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura, da Petrobras, do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), do Banco Regional de Desenvolvimento (BRDE), do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), da Ancine, e do Governo Federal, com Apoio da Rede Gazeta, da Prefeitura Municipal de Vitória, e da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo. O Festival conta também com Apoio Institucional do Centro Técnico do Audiovisual (CTAv), do Canal Brasil, da Arcelor Mittal, da Link Digital, da Mistika, da Cia Rio, da UVV e da Marlim Azul Turismo. O lounge do Festival é co-realizado pela Galpão Produções e pela molaa.
Confira a lista de selecionados:
- Iury Duarte Gouvea
- Carlos Tadeu Vieira
- Ramon Oliveira
- Clerio Jose Borges de Sant Anna
- Maria Zanete Dadalto
- Rebeca Sodré Jacobsen Machado
- Daniel Jaber dos Santos Rodrigues
- Karini Bergi Albanez
- Amanda Louzada Affonso
- Pedro Henrique Cabral Conceição
- Julia Guelli Fernandes
- Matheus Nobre
- Ana Carolina dos Anjos Bandeira
- Fernanda Leitão Pacheco
- Fabio Martins Coelho
- Matheus Woshington
- Edson Luis Barbosa Pavan
- Camila Benevenute Schiavo
- Jorge Rafael Coutinho Maciel
- Samuel Arrigoni Gomes