Imagens de pontos turísticos como a Ilha das Caieiras e de elementos da cultura local estampam material gráfica das 11 mostras

 

O 24º Festival de Cinema de Vitória reforça o vínculo com a capital capixaba em sua identidade visual. Na edição deste ano, imagens de pontos turísticos da cidade e de elementos da cultura local vão estampar a arte gráfica das 11 mostras do evento, que acontece entre os dias 11 e 16 de setembro, no Teatro Carlos Gomes.

 

Os registros utilizados no material, de lugares como a Baía de Vitória, a Ilha das Caieiras, a Terceira Ponte e a Praia de Camburi, são do grande fotógrafo Vitor Nogueira. A tradicional panela de barro e a casaca, instrumento que um dos ícones do congo, também integram as peças, criadas pelo designer Paulo Prot, que assina a identidade visual do festival.

 

Um dos nomes mais conhecidos da fotografia no Espírito Santo, o jornalista Vitor Nogueira tem em seu currículo belos e importantes registros de manifestações sociais e culturais do Estado.

 

Entre elas destacam-se os projetos “Negros do Espirito Santo” em que registra os tesouros dessa população, como o ticumbi, o alardo, o Reis de Bois e o jongo; e “Paneleiras de Goiabeiras”, sobre a fabricação manual do típico utensílio da culinária capixaba, tombado como patrimônio imaterial da humanidade. Publicou também o livro “São Pedro do Itabapoana”, enfocando o patrimônio cultural e arquitetônico dessa pequena vila no Sul do Estado.

 

Glauber Rocha

 

A programação visual do 24ª Festival de Cinema de Vitória também rende homenagem a um dos mestres do cinema brasileiro – Glauber Rocha – e aos 50 anos do filme “Terra em Transe”, obra emblemática do diretor.

 

O designer Paulo Prot é a mente criativa por trás nova logo do Festival e da ilustração que se baseia nas icônicas fotografias em que Glauber Rocha está parodiando o conto dos três macacos sábios. A ilustração também faz referência a uma frase proferida pelo cineasta baiano em uma entrevista onde ele diz que “cinema é pra ver e pra ouvir”.

 

 

Uma realização da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA), o 24º Festival de Cinema de Vitória acontecerá entre os dias 11 e 16 de setembro e conta com o patrocínio do Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura, e da Petrobras, com o apoio institucional da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo, da Cesan, da Secretaria de Cultura da Universidade Federal do Espírito Santo, do Banestes e do Canal Brasil, e com o apoio da Rede Gazeta, da Prefeitura de Vitória, ArcelorMittal, da Academia Internacional de Cinema, da CiaRio, da Mistika e da Link Digital.