O Festival

Mais tradicional evento cinematográfico do Espírito Santo, o Festival de Cinema Vitória chega a sua 24ª edição entre os dias 11 e 16 de setembro, no Teatro Carlos Gomes. Em nossas sessões, o público assiste a uma vasta seleção de obras de diversos formatos e gêneros, que formam um panorama das mais representativas obras em longa e curta-metragem do cinema nacional contemporâneo.

 

Neste ano, mais de 100 produções de todas as regiões do país integram a programação, que está dividida em 11 janelas de exibição: 21ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas; 7ª Mostra Competitiva de Longas; 6ª Mostra Foco Capixaba; 6ª Mostra Corsária; 7ª Mostra Quatro Estações; 18º Festivalzinho de Cinema de Vitória; 4ª Mostra de Animação – Sessão Especial Petrobras; 2ª Mostra Mulheres no Cinema; 2ª Mostra Cinema e Negritude e, estreando entre nossas atividades, a Mostra Nacional de Videoclipes. Debates entre pesquisadores de cinema, realizadores e público também fazem parte das atividades, além de lançamentos de DVDs, livros e outras publicações. A homenageada capixaba desta edição é a atriz, dramaturga e professora de teatro Margareth Galvão, parceira constante de cineastas do Espírito Santo.

O festival ainda investe nas ações de formação, com cursos ministrados por importantes nomes do cenário audiovisual nacional. São elas: a Oficina de Realização em Cinema e Vídeo, comandada pelo cineasta Luiz Carlos Lacerda; a Oficina de Crítica Cinematográfica, que será realizada pelo jornalista e crítico André Dib; e duas novidades, a Oficina de Animação 2D, com o mestre do gênero Otto Guerra, e a Oficina de Preparação de Atores – Um Tiro no Escuro, com o ator Jefferson Almeida. 

Ao final da programação, o 24º Festival de Cinema de Vitória vai premiar as melhores produções com o Troféu Vitória, em todas as mostras. Ao todo, na cerimônia de encerramento do festival, serão distribuídos mais de 20 troféus, além das possíveis menções honrosas. A escolha dos filmes premiados é feita por júris formados por profissionais com reconhecida inserção e carreira na área audiovisual.

Além de disputarem o Troféu Vitória em diversas categorias, os filmes selecionados para o 24º Festival de Cinema de Vitória concorrem ao Prêmio Canal Brasil de Curtas – reconhecimento dado a produções exibidas nos principais festivais de cinema do país. A obra premiada será exibida na grade de programação do Canal Brasil e receberá o Troféu Canal Brasil, além de R$15 mil sob a forma de Contrato de Licenciamento.

Criado em 1998, o Prêmio Canal Brasil de Curtas tem como objetivo incentivar a produção, a exibição e a divulgação de curtas-metragens. Desde 2006, os filmes vencedores concorrem ainda ao Grande Prêmio Canal Brasil de Curtas-Metragens, no valor de R$ 50 mil reais também sob a forma de Contato de Licenciamento .

Ao longo dessas mais de duas décadas, o Festival de Cinema de Vitória acompanhou de perto a história do cinema brasileiro. Por nossas sessões, passaram importantes nomes e obras da cinematografia nacional. O Festival também contribuiu para que novos realizadores se lançassem no mundo do cinema, isso se deu por meio de nossas atividades de formação, da oferta de uma programação gratuita de filmes inéditos no Espírito Santo e da promoção do contato com realizadores e produtores de outras partes do Brasil.

Uma realização da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA), o 24º Festival de Cinema de Vitória acontecerá entre os dias 11 e 16 de setembro e conta com o patrocínio do Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura, e da Petrobras, com o apoio institucional da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo, da Cesan, da Secretaria de Cultura da Universidade Federal do Espírito Santo, do Banestes e do Canal Brasil, e com o apoio da Rede Gazeta, da Prefeitura de Vitória, da ArcelorMittal, da Academia Internacional de Cinema, da CiaRio, da Mistika e da Link Digital