Em sua segunda semana na estrada, o 24º Festival de Cinema de Vitória Itinerante esteve na charmosa Vila de Santa Cruz, em Aracruz. Lá, as sessões de cinema foram realizadas na sexta-feira (12) e no sábado (14) e contaram com a presença de moradores e turistas. A sala de cinema foi montada na Av. Piraqueaçu, ao lado do palco que recebe a programação artístico-cultural do verão. Em paralelo às exibições, também aconteceu uma feira de produtos do artesanato local. O 24º Festival de Cinema de Vitória Itinerante tem o patrocínio do Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura, do Governo Federal e da Petrobras.
A primeira sessão contou com uma seleção de curtas-metragens de animação e ficção pensados para o público infanto-juvenil e contou com a presença de autoridades locais: o Prefeito Municipal, Jones Cavaglieri; o Secretário Municipal de Administração e Comunicação, Luciano Forechi; e o Secretário Municipal de Turismo e Cultura, Jean Pedrini. Em sua saudação ao público, o Prefeito ressaltou a diversidade cultural de Aracruz e a importância de difundir do cinema nacional para a população: “é uma honra receber o Festival de Cinema de Vitória Itinerante em nosso município. Muitas famílias vieram assistir aos filmes e isso nos mostra a importância de organizar eventos culturais que possam receber todo tipo de público, além do festival ser um meio de valorização do cinema brasileiro e principalmente o capixaba”.
Ana Paula Correia do Carmo também foi uma das espectadoras da exibição itinerante e elogiou a iniciativa: “achei a sessão muito bacana e foi incrível usar a rua de Santa Cruz, com um céu lindo. Os filmes foram bem legais, uns estranhos, outros rapidinhos. Todos surpreendentes!”.
Situado a cerca de uma hora de Vitória, Santa de Cruz atrai pessoas de diversas partes do Espírito Santo e do Brasil que buscam o sossego de suas praias com ondas calmas e com águas transparentes e mornas. O lugar conta com hotéis, pousadas, bares e outros serviços para atender o turista como passeios de barco ou escuna pelo mar e pelos rios Piraquê-Açu e Piraquê-Mirim. A confluência destes dois rios forma o Piraquê, cuja foz fica a poucos quilômetros do ponto de encontro dos dois afluentes, na própria Vila de Santa Cruz. Trata-se de uma enseada belíssima com cerca de 500 metros de largura onde a água doce do rio deságua no mar.
A Vila de Santa Cruz foi um primeiros lugares do atual território capixaba que recebeu a colonização portuguesa em meados do século XVI com a chegada de padres jesuítas. Na época, aquelas terras eram habitadas pelos índios tupiniquins. Além dessa etnia, Santa Cruz é sede de aldeias indígenas guaranis. O lugar também dois patrimônios arquitetônicos tombados pelo Conselho Estadual de Cultura: a antiga Câmara Municipal, edificação construída para receber o imperador D. Pedro II em 1860; e a Igreja Matriz Nossa Senhora da Penha cuja construção foi iniciada em 1841.
O 24º Festival de Cinema de Vitória segue até o próximo dia 02 de fevereiro e percorrerá de norte a sul do litoral do Espírito Santo para levar a magia do cinema. Na telona, o público assiste a recentes produções do cinema brasileiro com uma programação gratuita de filmes de longa e curta-metragem. Em cada exibição é montada uma verdadeira sala de cinema com cadeiras para plateia, um telão de 8 x 5 metros, tapete vermelho e equipamentos de projeção e som adequados.
Uma realização da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte, o 24° Festival de Cinema de Vitória Itinerante também conta com o apoio da Rede Gazeta, da ArcelorMittal Tubarão, da Caixa Econômica Federal e das Prefeituras locais.
FOTO: Tati Hauer
SAIBA MAIS:
– Conheça a rota e a programação do 24º Festival de Cinema de Vitória Itinerante