“Sala” lotada nas exibições do 24º Festival de Cinema de Vitória Itinerante em Iriri

Famílias inteiras curtindo as férias, jovens aproveitando até os últimos raios de sol na praia, noites movimentadas e restaurantes cheios. Assim é o verão em Iriri, balneário do município de Anchieta que recebeu o 24º Festival de Cinema de Vitória Itinerante na última sexta-feira (19/01) e sábado (20/01). Lá, as exibições gratuitas aconteceram na Praça do Artesão, na Praia da Costa Azul, e também contaram com uma exposição de trabalhos do fotógrafo LuCa Ayres. O 24º Festival de Cinema de Vitória Itinerante tem o patrocínio do Ministério da Cultura, através da lei de incentivo à cultura, do Governo Federal e da Petrobras.

Morador de Juiz de Fora, Paulo Tostes Júnior viajou para Iriri atraído por suas belezas naturais e considera a proposta do 24º Festival de Cinema de Vitória Itinerante interessante por promover o cinema nacional: “assisto a muito seriado e cinema hollywoodianos, mas também acompanho o cinema brasileiro. Acho muita boa essa ideia do cinema na praça é uma coisa bem interativa que chama todos os públicos. Isso traz um quê a mais ao cinema brasileiro e ao brasileiro em si, de poder se vê no cinema. Falta muito disso no Brasil, pois a gente ver muita coisa do exterior e a acaba perdendo a nossa personalidade”.

Exposição fotográfica

Em paralelo às sessões, o público presente também pode conferir algumas imagens da coleção “Minha Índia”, do fotógrafo LuCa Ayres. As fotos, tiradas às margens do rio Ganges, na cidade de Varanasi em 2012, propõem um deslocamento das percepções óbvias sobre a Índia ao revelar a beleza existente mesmo em um contexto escassez material e ao destacar detalhes e indivíduos que formam um país conhecido por suas massas e multidões.

Para LuCa Ayres, expor esse trabalho foi uma forma de compartilhar suas vivências fora de Iriri, que é sua terra natal. “Iriri é um lugar pequeno, mas que está conectado com o mundo. Fazem 17 anos que mudei daqui. Fazer essa exposição é uma forma simbólica de voltar para minhas raízes e de mostrar um pouquinho do mundo há lá fora. É um presente poder colocar a fotografia junto com cinema, possibilitar a conversa entre essas duas artes”.

LuCa Ayres reside no Rio de Janeiro desde 2008 e se dedica à fotografia há sete anos, realizando trabalhos no Brasil e em países como Colômbia, México e Estados Unidos. Ele teve a oportunidade de participar da Art Basel em Miami, uma das maiores mostras de arte do mundo e tem material à venda em diferentes espaços no meio digital.

 Sobre Iriri

Iriri é um dos balneários mais procurados do sul do Espírito Santo. A Praia da Costa Azul, onde foi montada a sala de cinema ao ar livre para as sessões do 24º Festival de Cinema de Vitória Itinerante, possui águas claras e com um tom azulado que justifica o seu nome. De lá, é possível fazer passeios de barco ou escunas pelas ilhas próximas, se dedicar a algum esporte aquático como surf, kitesurf e Stand Up Paddle, ou se aventurar na banana boat ou em mergulhos de Snorkel.

Iriri também é conhecida pela variedade de sua gastronomia. Os turistas podem usufruir de diversos restaurantes onde são servidos frutos do mar e pratos da cozinha local – como a moqueca e torta capixabas, além de opções da culinária nacional e internacional.

Pôr do sol na Praia Areia Preta em Iriri, Anchieta-ES.

Uma realização da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte, o 24° Festival de Cinema de Vitória Itinerante tem patrocínio do Ministério da Cultura, através da lei de incentivo à cultura, do Governo Federal e da Petrobras. Contribuindo com a formação de plateia, com a difusão do cinema nacional e com a promoção do lazer cultural, esta iniciativa também conta com o apoio da Rede Gazeta, da ArcelorMittal Tubarão, da Caixa Econômica Federal e das Prefeituras locais. Esse circuito de cinema segue até o próximo dia 02 de fevereiro e percorrerá o litoral do Espírito Santo de norte a sul.