Nome por trás do desenho de sucesso do Cartoon Network, Juliano Enrico
conversa com o público na sexta-feira (15), no Teatro Carlos Gomes
O 24º Festival de Cinema de Vitória abre espaço em sua programação para um dos desenhos animados de maior sucesso da atualidade, “Irmão do Jorel”, saído da mente criativa do capixaba Juliano Enrico. Além de conferir a um episódio inédito na segunda-feira, dia 11, na noite de abertura do festival, o público também vai poder bater um papo com o criador na sexta-feira, dia 15, a partir das 16h. A entrada é gratuita.
No dia 11, às 19h, o Teatro Carlos Gomes abriga a Sessão Especial com o episódio “Dormindo Acordado Dormindo”. No dia do bate-papo, dois outros capítulos também ocupam a tela do teatro, “De Volta Para o Futuro do Passado” e “MC Juju”. Entre as exibições, a plateia vai poder conversar com Juliano e saber mais sobre o processo criativo do artista.
Exibido em toda a América Latina, “Irmão do Jorel” completa três anos em 2017 e teve sua terceira temporada confirmada pelo Cartoon Network. Recentemente, a série animada ganhou dois prêmios do Festival ComKids, o Prix Jeunesse Iberoamericano 2017: o 1º lugar na categoria 7 a 11 anos do Júri Profissional e 1º lugar do Júri Infantil. Agora, o desenho vai representar o Brasil no Prix Jeneusse Internacional, na Alemanha.
Focado em um menino de nove ano, caçula de uma família excêntrica, “Irmão do Jorel” é a primeira animação original do canal Cartoon Network na América Latina. Como o nome do protagonista não é revelado, o pequeno é conhecido como Irmão do Jorel e se mete em situações absurdas ao lado de sua família, amigos e personagens esquisitos da vizinhança. Entre os destaques está a simpática Vovó Juju.
Sobre o criador
Juliano Enrico criou o desenho a partir de memórias da infância | Foto: Divulgação
Formado em Jornalismo pela Faesa e em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Juliano Enrico criou a série a partir de fotografias da sua família e de amigos. Boa parte das histórias surgiu das memórias da infância do criador, mas ele não considera a animação autobiográfica, já que experiências dos outros roteiristas também inspiram as histórias.
Nascido em Vitória, Juliano é cofundador do grupo de humor TV Quase e responsável, ao lado de Daniel Furlan e Raul Chequer, pela série de ficção “O Último Programa do Mundo, exibida na MTV Brasil, no YouTube e no FX. Atuou e fez parte da equipe de criação/roteiro do “Adnight” para a TV Globo. Também atuou nas séries Overdose (MTV Brasil), “Décimo Andar” (Canal Brasil) e no longa “A Noite da Virada” (O2 Filmes) e Copa de Elite (Glaz). Dirigiu o documentário “Touro Moreno” para TV Cultura e apresentou o “Acesso” (MTV) e “Caravana no Ar” (TBS).
Uma realização da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA), o 24º Festival de Cinema de Vitória acontecerá entre os dias 11 e 16 de setembro e conta com o patrocínio do Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura, e da Petrobras, com o apoio institucional da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo, da Cesan, da Secretaria de Cultura da Universidade Federal do Espírito Santo, do Banestes e do Canal Brasil, e com o apoio da Rede Gazeta, da Prefeitura de Vitória, ArcelorMittal, da Academia Internacional de Cinema, da CiaRio, da Mistika e da Link Digital.