Alunos da Oficina de Realização em Cinema e Vídeo produzem curta-metragem

Além de exibir mais de 100 filmes, o 24º Festival de Cinema de Vitória apostou nas oficinas de qualificação profissional na área de audiovisual. Um dos sucessos da programação deste ano, como em anos anteriores, foi a Oficina de Realização em Cinema e Vídeo, ministrada pelo experiente cineasta Luiz Carlos Lacerda. O curso foi concluído com chave de ouro na noite de encerramento do festival, com a exibição do curta-metragem “Volta com a Gabi”, produzido pelos alunos durante as aulas.

 

 

A obra, que aborda questões de identidade de gênero, tema muito presente na seleção do 24º Festival de Cinema de Vitória, foi inteiramente rodada na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), onde ocorreram as aulas, de 11 a 16 de setembro.

Os 20 participantes da oficina se dividiram entre várias funções, a exemplo de uma equipe profissional, como direção, fotografia, roteiro e montagem. Com uma carga horária de 40 horas, a Oficina de Realização em Cinema e Vídeo instrumentalizou os participantes, técnica e artisticamente, para a realização de um filme de ficção com até 15 minutos.

 

Sobre o oficineiro

 

Luiz Carlos Lacerda tem currículo extenso. Realizou mais de 30 documentários sobre personalidades da cultura brasileira, entre elas, Cecília Meireles, além de dezenas de longas-metragens, como “For All – O Trampolim da Vitória” (1997), “Viva Sapato!” (2004), “Casa 9” (2011) e “O Que Seria Deste Mundo sem Paixão” (2016). Junto com Buza Ferraz, codirigiu “Leila Diniz” (1988). Foi professor do Curso de Cinema da Universidade Estácio de Sá (1999 a 2005), da Escola de Cinema de Cuba (1992/1993), do Nós do Morro (2007) e do Polo do Pensamento Contemporâneo (2009). Também foi produtor de novelas da TV Globo.

 

Uma realização da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA), o 24º Festival de Cinema de Vitória aconteceu entre os dias 11 e 16 de setembro e contou com o patrocínio do Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura, e da Petrobras, com o apoio institucional da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo, da Cesan, da Secretaria de Cultura da Universidade Federal do Espírito Santo, do Banestes e do Canal Brasil, e com o apoio da Rede Gazeta, da Prefeitura de Vitória, ArcelorMittal, da Academia Internacional de Cinema, da CiaRio, da Mistika e da Link Digital.