O 23º Festival de Cinema de Vitória, em meio a sua programação, abre espaço para o lançamento de publicações que acontecerá em paralelo à coletiva de imprensa da homenageada Dira Paes, na quinta-feira (17 de novembro), às 15h, no Hotel Senac Ilha do Boi, em Vitória-ES. A entrada é gratuita.

 

Uma das obras que será lançada durante o festival é o livro Marcus Vinícius: A Presença do Mundo em Mim, organizado por Erly Vieira Jr. O livro reúne um vasto material fotográfico e teórico que lança luz sobre a carreira do artista capixaba Marcus Vinícius, também conhecido como MV. Marcus (1985-2012) foi uma das referências no universo da performance, dentro e fora do país, tendo apresentado seus trabalhos (performances, vídeos e fotografias) em mais de vinte países durante sua breve e intensa carreira.


Outro livro que será lançado durante o Festival é a coletânea Cinema Apesar da Imagem, que reúne diversas abordagens sobre cinema, arte e tecnologia. O livro é fruto do trabalho da rede de pesquisa internacional Besides the Screen, que desde 2014 organiza conferências sobre o tema na universidade, sempre em diálogo com a produção de cinema experimental. O volume é organizado por Gabriel Menotti, professor do Departamento de Comunicação da Ufes, Patrícia Moran (USP) e Marcos Bastos (PUC-SP).


Como parte da homenagem a atriz Dira Paes, também será lançado o Caderno da Homenageada Nacional que traz uma extensa reportagem sobre sua trajetória biográfica e artística. Com mais de 30 anos de carreira, Dira Paes interpretou personagens marcantes no cinema e na televisão. Essa publicação impressa do Festival de Cinema de Vitória conta com os comentários de Dira sobre sua extensa lista de trabalhos, seu currículo e fotos de suas participações em filmes e obras na televisão. 


Uma realização da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA), o 23º Festival de Cinema de Vitória acontecerá entre os dias 14 e 19 de novembro, em Vitória-ES.


Confira os lançamentos:

marcus-vinicius-1Marcus Vinícius: A Presença do Mundo em Mim –  livro organizado por Erly Vieira Jr. e que reúne um vasto material fotográfico e teórico sobre a carreira do artista capixaba Marcus Vinícius, também conhecido como MV. Marcus (1985-2012) foi uma das referências no universo da performance, dentro e fora do país, tendo apresentado seus trabalhos (performances, vídeos e fotografias) em mais de vinte países durante sua breve e intensa carreira. O livro apresenta um ensaio crítico inédito feito pelo organizador da publicação e textos do próprio Marcus Vinícius, bem como textos críticos de Ricardo Maurício e Kenny Neoob, e apresentação de Neusa Mendes. Além disso, contém entrevistas com os performers Shima e Rubiane Maia, amigos e parceiros do artista em diversos trabalhos.

cinema-apesar-da-imagem-1Cinema Apesar da Imagem – livro fruto do trabalho da rede de pesquisa internacional Besides the Screen, que desde 2014 organiza conferências sobre o tema na universidade, sempre em diálogo com a produção de cinema experimental. O volume é organizado por Gabriel Menotti, professor do Departamento de Comunicação da Ufes, Patrícia Moran (USP) e Marcos Bastos (PUC-SP), e conta com artigos inéditos tanto de acadêmicos internacionalmente conhecidos quanto de uma nova geração de pesquisadores e artistas brasileiros interessados em assuntos como a pirataria de filmes, a performance da imagem e a visão computacional.


caderno-_diraCaderno do Festival de Cinema de Vitória – Homenageada Nacional – publicação que chega à sua 16ª edição e apresenta o perfil da atriz Dira Paes, a grande homenageada do 23º Festival de Cinema de Vitória. Essa extensa reportagem assinada pelo jornalista Paulo Gois Bastos narra trajetória de vida dessa artista paraense que já participou em cerca de 40 filmes e em outras 15 produções na televisão. Além do currículo e do depoimento de outros artistas, o impresso conta com comentários da própria Dira e com imagens de algumas obras em que atuou.