Balneário em Linhares é conhecido também pela vegetação preservada, que virou cenário para a segunda exibição do circuito de cinema

Uma sala de cinema a céu aberto, cercada pelo verde da restinga e, ao fundo, o mar. Esse foi o cenário da segunda exibição do 25º Festival de Cinema de Vitória Itinerante – patrocinado há 21 anos pela Petrobras -, em Pontal do Ipiranga, Linhares. A exibição aconteceu neste sábado (26) em um local privilegiado: na Avenida das Luas, próximo à entrada da praia, e em meio a uma grande área ambiental protegida.

Assim que o sol se pôs, a sala de cinema foi enchendo de moradores e turistas, animados pela experiência de ir ao cinema sem precisar sair da praia. A produtora executiva Larissa Delbone deu as boas vindas ao público e apresentou a programação da noite, que iniciou com um episódio da série infantil “Irmão do Jorel”, do capixaba Juliano Enrico.

“Eu assistia ‘Irmão do Jorel’ na televisão com meu irmão e minha mãe, e eu achei muito legal reviver esse momento no cinema. Eu gostei muito e quero que ano que vem tenha de novo”, contou Karol Farage, de 12 anos, que foi à sessão acompanhada da família.

Público durante exibição do 25º Festival de Cinema de Vitória Itinerante. Foto: Sérgio Cardoso – Acervo Galpão/IBCA

Na sequência, foi a vez do premiado filme “Benzinho”, de Gustavo Pizzi, brilhar na telona. O longa-metragem, que passou por mais de 30 festivais e mais de 20 países, encantou o pequeno balneário localizado a 180 km da capital capixaba. “Foi minha primeira experiência assistir a um filme numa praça, gostei muito, tudo muito bom! Acho que todo mundo que está aqui gostou também. Espero que o projeto continue levando mais experiências como essa”, disse Maria José da Silva, moradora de Linhares.

Esta é a segunda semana de estrada do 25º Festival de Cinema de Vitória Itinerante, que segue no dia 02 de fevereiro para Barra do Sahy, em Aracruz; e no dia 09 de fevereiro encerra na Praia de Guriri, em São Mateus.

Denise Pimenta levou para casa uma bolsa exclusiva da Loja do Festival de Cinema de Vitória Itinerante. Foto: Sérgio Cardoso – Acervo Galpão/ IBCA

Em todas as exibições, há também uma loja com produtos exclusivos do festival, entre eles, bolsas, canecas, camisetas e até objetos de cerâmica feitos pelo artista Ernane Batista. Essa é uma oportunidade de levar consigo uma lembrança do festival, como fez a professora Denise Pimenta: “Fiquei muito feliz de ter participado do festival de cinema e amei as bolsas, por isso estou levando uma comigo, vou usar para trabalhar”.

O 25º Festival de Cinema de Vitória Itinerante conta com o patrocínio do Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo a Cultura, da Petrobras, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE, do Fundo Setorial do Audiovisual – FSA e da Ancine. Conta ainda com o apoio da Rede Gazeta e da Caixa Econômica Federal. A Realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA). O apoio institucional é da Prefeitura Municipal de Linhares.

Sorteio de brindes
Além das exibições, um dos pontos altos da programação do 25º Festival de Cinema de Vitória Itinerante é o sorteio de brindes, realizado sempre ao final das sessões. O público em Pontal do Ipiranga participou em peso, concorrendo a brindes da Petrobras, da CAIXA, além de kits exclusivos com produtos do Festival de Cinema de Vitória e uma bicicleta. Quem levou a bike para casa foi Elizabeth Pedro, da cidade de Colatina: “Eu gosto muito de ver filmes e foi muito boa a sessão de cinema aqui em Pontal do Ipiranga. Ganhei a bicicleta e estou muito feliz com esse presente”.

Serviço
25º Festival de Cinema de Vitória Itinerante
Filme ‘Benzinho’, de Gustavo Pizzi
Série ‘Irmão do Jorel’, de Juliano Enrico

Próximos destinos:
26 de janeiro – Pontal do Ipiranga, Linhares
02 de fevereiro – Barra do Sahy, Aracruz
09 de fevereiro – Praia de Guriri, São Mateus
Horário: a partir das 19 horas
Entrada gratuita
Informações:
www.festivaldecinemadevitoria.com.br
www.facebook.com.br/festivaldevitoria
www.instagram.com/festivaldecinemadevitoria