Artista sobe ao palco na Praia do Morro, em Guarapari, para dar as boas-vindas ao circuito de cinema itinerante. Programação gratuita traz filmes e música

O verão em Guarapari já está a todo vapor, com praias lotadas e recebendo turistas de vários lugares. No sábado, dia 19 de janeiro, é a vez do 25º Festival de Cinema de Vitória Itinerante – patrocinado há 21 anos pela Petrobras – chegar à Praia do Morro e com um convidado especial: Maurício Mattar. O ator e músico, com 40 anos de carreira, é a grande atração da noite de abertura do circuito. Maurício apresenta aos capixabas e turistas o premiado filme ‘Benzinho’ (97’, 12 anos), de Gustavo Pizzi.

Na noite de abertura também acontece a exibição de um episódio da série infantil Irmão do Jorel, de Juliano Enrico, exposição dos livros lançados pela Editora Cousa, apresentação do grupo musical Batuqdellas e o sorteio de uma bicicleta para a plateia. A programação tem início às 19 horas com entrada gratuita, próximo ao quiosque 19 da praia. 

Grupo Batuqdellas se apresenta na abertura do 25º Festival de Cinema de Vitória Itinerante. Foto: Thais Carletti

Depois de Guarapari, o festival segue para Pontal do Ipiranga, em Linhares (26/01); Barra do Sahy, Aracruz (02/02); e encerra na Praia de Guriri, São Mateus (09/02). Para circular pelo Espírito Santo, um caminhão se transforma em cinema para exibir o melhor da produção nacional em uma tela de 8 x 5 metros. A sala é montada a céu aberto, com som de qualidade, cadeiras para os espectadores e até tapete vermelho.

“Com o Festival de Cinema de Vitória conseguimos contribuir para a formação de plateia e valorização do cinema nacional. Muitas vezes chegamos a lugares que nem têm sala de cinema! É muito bonito ver a plateia reunida, a sala montada a céu aberto e o diálogo que acontece entre o público de moradores e turistas”, garante Lucia Caus, diretora do 25º Festival de Cinema de Vitória Itinerante.

O 25º Festival de Cinema de Vitória Itinerante conta com o patrocínio do Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo a Cultura, da Petrobras, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE e do Fundo Setorial do Audiovisual – FSA e da Ancine. Conta ainda com o apoio da Rede Gazeta e da Caixa Econômica Federal. A Realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

Cinema, música e literatura em Guarapari
Guarapari marca o início da rota do 25º Festival de Cinema de Vitória Itinerante em uma noite repleta de atividades no dia 19 de janeiro. A programação tem início às 19 horas, com uma animada recepção da bateria do grupo Batuqdellas, formado por 40 mulheres ritmistas e com um repertório que propõe releituras do funk à MPB.

Na sequência, o público confere um episódio da série infantil Irmão do Jorel, do capixaba Juliano Enrico. “A Pipa Ideal”, da terceira temporada, tem 11 minutos e se passa durante as férias de verão da família protagonista da animação.

Aclamado em festivais, Benzinho entrou em cartaz em mais de 20 países. Foto: Divugação/Bianca Aun

Depois, a plateia vai rir e se emocionar com o premiado filme “Benzinho” (97’, 12 anos), de Gustavo Pizzi. Com elenco formado por Adriana Esteves, Otávio Müller, Karine Teles (“Que Horas Ela Volta?”) e o ator grego radicado no Espírito Santo Konstantinos Sarris, o longa teve sua estreia oficial no prestigiado Festival de Sundance, nos EUA, e depois passou por  mais de 30 festivais nacionais e internacionais, onde acumulou premiações. A história acompanha a vida de uma mãe que vê sua vida mudar completamente quando o filho mais velho resolve sair de casa para jogar handebol em outro país.

Para encerrar, o Grupo Batuqdellas volta ao palco para animar a Praia do Morro. Entre as demais atrações, estão uma banca com os livros publicados pela editora Cousa, entre eles “Os Incontestáveis”, de Saulo Ribeiro, história que também foi parar no cinema, com um filme de mesmo nome; e o sorteio de uma bicicleta entre o público participante.

Serviço
25º Festival de Cinema de Vitória Itinerante
Filme ‘Benzinho’, de Gustavo Pizzi
Série ‘Irmão do Jorel’, de Juliano Enrico
19 de janeiro – Praia do Morro, Guarapari
26 de janeiro – Pontal do Ipiranga, Linhares
02 de fevereiro – Barra do Sahy, Aracruz
09 de fevereiro – Praia de Guriri, São Mateus
Horário: a partir das 19 horas
Entrada franca

Informações:
www.festivaldecinemadevitoria.com.br
www.facebook.com.br/festivaldevitoria
www.instagram.com/festivaldecinemadevitoria