A penúltima noite do 25º Festival de Cinema de Vitória contou com um grande público para assistir à última sessão da 22ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas, no Teatro Carlos Gomes. Os atores Maurício Mattar e Alex Reis foram os anfitriões da noite, que começou com um cortejo dos grupos Banda de Congo Amores da Lua e Banda de Congo Panela de Barro.

A primeira a subir ao palco para apresentar o filme foi a diretora Maria Augusta V. Nunes, de “Apenas o que você precisa saber sobre mim”. Foi a estreia da realizadora à frente de um filme. “Tem sido um aprendizado enorme”, disse ela, que reivindicou mais prestígio ao

Atriz Roberta Coppola representou o filme “Vaca Profana”. Foto: Sérgio Cardoso

formato de curta-metragem: “O curta é um lugar de experimentação.”

Em seguida, “Da curva pra cá”, foi apresentado pelo diretor João Oliveira como “um curta que se passa no limiar entre realidade e ficção, nesse tempo em que a realidade está tão fantasiosa.” Filmada no Morro do Jaburu, a obra foi a representante capixaba da sessão. “É possível levar o cinema para um espaço onde ele geralmente não chega”, disse João.

Com muito bom humor e carisma, a atriz Roberta Coppola falou sobre o filme “Vaca Profana”, de René Guerra, que retrata a tentativa de uma mulher transexual – Nádia – para ser mãe. “Eu ainda sou uma Nádia que sofre preconceito”, disse.

Longas

A 8ª Mostra Competitiva Nacional de Longas exibiu o longa de animação de Otto Guerra, “A Cidade dos Piratas”. “O filme divide o público”, afirmou Otto. “As pessoas conservadoras odeiam. Mas as progressivas amam o filme.” Foi a apenas a segunda exibição da obra em uma capital brasileira.

Filme “A Cidade dos Piratas”, de Otto Guerra, compete na Mostra de Longas. Foto: Sérgio Cardoso

Mulheres no Cinema

À tarde, ainda aconteceu a 3ª Mostra Mulheres no Cinema, com cinco curtas-metragens. Logo depois, a plateia permaneceu no teatro para participar do debate com realizadoras e curadoria.

Integrado à programação do Viradão Vitória, o FCV ainda recebeu os shows de Zezé Motta, Melanina Mcs, As Alquimistas e Xá da Índia, no Lounge do Festival, após as exibições.

25º FESTIVAL DE CINEMA DE VITÓRIA

Uma realização da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA), o 25º Festival de Cinema de Vitória conta com o patrocínio do Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura, da Petrobras, do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), do Banco Regional de Desenvolvimento (BRDE), do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), da Ancine, e do Governo Federal, com apoio da Rede Gazeta, da Prefeitura Municipal de Vitória, e da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo. O Festival conta também com Apoio Institucional do Centro Técnico do Audiovisual (CTAv), do Canal Brasil, da Arcelor Mittal, da Link Digital, da Mistika, da Cia Rio, da UVV, da Marlim Azul Turismo e da Carla Buaiz Joias. O lounge do Festival tem parceria com a Ecobier e o restaurante Gosto Capixaba e é co-realizado pela Galpão Produções e pela Molaa.

Quando: até sábado, 8 de setembro.

Onde: Teatro Carlos Gomes, Centro de Vitória.

Confira a programação completa!