Janela que destaca o protagonismo feminino atrás das câmeras e também nas telas, a Mostra Mulheres no Cinema chega a sua 3ª edição com uma reunião de cinco curtas-metragens. A sessão acontece nesta sexta-feira, a partir das 14h, no Teatro Carlos Gomes e tem entrada gratuita, sem retirada de ingressos.

Neste ano, cinco filmes de três Estados compõem a mostra – São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia, além do Distrito Federal. Após a sessão, o público pode permanecer no teatro para o debate com os curadores da mostra.

Cortejo

À noite, o público vai ser recebido pelo cortejo dos grupos Banda de Congo Amores da Lua e Banda de Congo Panela de Barro, que sai da Casa Porto das Artes Plástica em direção ao Teatro Carlos Gomes.

Novo filme de Otto Guerra integra a 8ª Mostra Competitiva Nacional de Longas-Metragens, no Teatro Carlos Gomes

Às 19h, acontece a última sessão da 22ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas, com uma seleção de quatro filmes da safra recente.

Longa

A 8ª Mostra Competitiva Nacional de Longas exibe nesta sexta, às 20 horas, a animação “A Cidade dos Piratas“, de Otto Guerra. Inspirado na tira de quadrinhos “Os Piratas do Tietê”, da cartunista Laerte, o filme mistura a trajetória da artista para se assumir trans e uma crise pessoal do próprio diretor, curado recentemente de um câncer. Na obra, um cineasta passa a desconfiar dos personagens de seu filme inacabado. Para resolver o imbróglio – e finalizar o longa -, o diretor decide contar sua própria história, perturbando os limites entre ficção e vida real.

Lounge

As atrações do Lounge do FCV – anexo ao Teatro Carlos Gomes – começam à tarde, logo após a 3ª Mostra Mulheres no Cinema. Às

Cantora e atriz apresenta pocket-show Atendendo a Pedidos, no Lounge do Festival

16h30, a galera curte o samba do BatuQdellas, um coletivo capixaba formado por mulheres. O repertório do BatuQdellas bebe em várias fontes, de Caetano Veloso a Anitta.

Após as exibições da noite, o Lounge recebe a voz poderosa de Zezé Motta. A atriz e cantora apresenta o pocket show “Atendendo a Pedidos”, com um repertório de música brasileira que abarca toda a sua carreira.

Depois de Zezé, quem sobe ao palco é o grupo de rap Melanina Mcs. As meninas Afari, Geeh, Lola e Mary Jane apresentam as músicas do disco “Sistema Feminino”, lançado no início deste ano.
Em seguida, o público recebe As Alquimistas. Criado em 2016, o grupo tem formação rotativa e propõe que seus shows sejam “rituais musicais”. Para fechar a noite, rola o tropical rock da banda Xá da Índia.

 

25º FESTIVAL DE CINEMA DE VITÓRIA

Uma realização da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA), o 25º Festival de Cinema de Vitória conta com o patrocínio do Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura, da Petrobras, do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), do Banco Regional de Desenvolvimento (BRDE), do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), da Ancine, e do Governo Federal, com apoio da Rede Gazeta, da Prefeitura Municipal de Vitória, e da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo. O Festival conta também com Apoio Institucional do Centro Técnico do Audiovisual (CTAv), do Canal Brasil, da Arcelor Mittal, da Link Digital, da Mistika, da Cia Rio, da UVV, da Marlim Azul Turismo e da Carla Buaiz Joias. O lounge do Festival tem parceria com a Ecobier e o restaurante Gosto Capixaba e é co-realizado pela Galpão Produções e pela Molaa.

Quando: até sábado, 8 de setembro.

Onde: Teatro Carlos Gomes, Centro de Vitória.

Confira a programação completa!