Chegando ao seu 25º aniversário neste ano, o Festival de Cinema de Vitória segue encantando todas as faixas etárias. E, como de costume, o evento abriu espaço na programação para os pequenos espectadores: nesta terça-feira às 9h, aconteceu o 19º Festivalzinho de Cinema de Vitória, com a exibição de sete filmes voltados para o público infanto-juvenil, no Teatro Carlos Gomes.

Criado em 2000, o Festivalzinho recebe alunos da rede pública de ensino e de projetos sociais da Grande Vitória. Neste ano, a instituição convidada foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Eliane Rodrigues Dos Santos (Ilha das Caieiras, em Vitória), que trouxe todas as 12 turmas para o Carlos Gomes, de 1º ao 8º ano, totalizando mais de 200 estudantes.

Após o fim da sessão, os alunos escolheram seus filmes favoritos da mostra. Foto: Sérgio Cardoso

Novas experiências

Segundo a pedagoga da escola, Angelita Cavalcanti Giffoni, a experiência ajuda na formação do aluno como cidadão, uma vez que a maioria dos estudantes da rede pública têm acesso restrito à cultura. “Eles não têm a vivência de um teatro ou de um cinema. O Festivalzinho abre um leque de novas experiências”, afirma a pedagoga.

Segundo ela, além da formação de plateia, a mostra de curtas também incentiva a produção dos próprios alunos. Inclusive, a pedagoga lembra que as crianças estão ensaiando uma montagem do musical “O Mágico de Oz” na escola para uma apresentação em novembro. Ficar atento às interpretações dos atores infantis nos curtas do Festivalzinho virou dever de casa: “Apesar do pouco acesso (à arte), eles gostam muito, adoram ensaiar”, diz Angelita.

Favoritos

No Festivalzinho pela segunda vez, Samara Sofia e Clara da Silva Alves (à esq.) elegeram “Pobre Yurinho” como filme favorito da competição. Foto: Sérgio Cardoso

Obras de cinco Estados, além do Distrito Federal – Rio Grande do Sul, São Paulo, Pará, Rio de Janeiro e Minas Gerais -, integraram a mostra deste ano. Ao final da sessão, as crianças escolheram seu filme favorito e depositaram o voto na urna. O mais votado vai receber o Troféu Vitória no palco do Teatro Carlos Gomes, na noite de encerramento do festival, neste sábado.

O favorito de Samara Sofia, 9, por exemplo, é o “Pobre Yurinho“, de João Ademir. “É muito engraçado”, diz ela, que já esteve no Teatro Carlos Gomes outras vezes para assistir a espetáculos de balé. Ao Festivalzinho, ela foi pela segunda vez – o evento tem sido seu único contato com o cinema. Mas os curtas despertaram em Samara a vontade de multiplicar a experiência. Se ela pretende voltar a uma sala de cinema? “Sempre!”

Também pela segunda vez no Festivalzinho, Clara da Silva Alves, 9, seguiu a amiga e apostou em “Pobre Yurinho”. “Os meninos zoaram muito da cara dele, mas levaram uma bronca no final”, justifica a pequena jurada. Ela lamenta que o FCV aconteça apenas uma vez por ano: “A nossa professora falou que quase ninguém tem essa oportunidade. É muito legal, a gente precisa aproveitar esse momento.”

****

Uma realização da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA), o 25º Festival de Cinema de Vitória conta com o patrocínio do Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura, da Petrobras, do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), do Banco Regional de Desenvolvimento (BRDE), do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), da Ancine, e do Governo Federal, com apoio da Rede Gazeta, da Prefeitura Municipal de Vitória, e da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo. O Festival conta também com Apoio Institucional do Centro Técnico do Audiovisual (CTAv), do Canal Brasil, da Arcelor Mittal, da Link Digital, da Mistika, da Cia Rio, da UVV, da Marlim Azul Turismo e da Carla Buaiz Joias.