Nem só de filmes selecionados vive o Festival de Cinema de Vitória. Em sua 25ª edição, o maior evento de cinema do Espírito Santo vai exibir dois curtas-metragens convidados na tela no Teatro Carlos Gomes: Boca de Fogo, de Luciano Pérez Fernández, e Nova Iorque, de Léo Tabosa.

A sessão dupla acontece na última noite do festival – sábado, dia 8 de setembro, no Teatro Carlos Gomes, Centro de Vitória. A entrada é gratuita.

“Boca de Fogo” é o apelido de Didi, narrador e comentarista de um jogo de futebol da Série C do Campeonato Brasileiro, no sertão de Pernambuco. A partir de suas impressões, captamos as emoções da partida que decide a sorte do time local, ameaçado de rebaixamento.

Conheça os filmes

Lançado em 2017, o filme de Luciano Pérez Fernández foi premiado em festivais dentro e fora do Brasil: Melhor Documentário na competição de curtas do 22º É Tudo Verdade e Melhor Curta-Metragem no 3º Cinefoot, no BogoShorts 2017, na Colômbia, e na Offside Fest – International Football Documentary Film Festival Barcelona, na Espanha, neste ano. Boca de Fogo também venceu nas categorias Prêmio Especial do Júri, no Curta Cinema 2017 (Rio de Janeiro), e Melhor Fotografia, no 7º Festival Curta Brasília.

Nova Iorque, de Léo Tabosa, também filmado no sertão de Pernambuco, tem a atriz Hermila Guedes no centro da narrativa. Ela interpreta uma professora em busca do sonho de ser atriz. Após 15 anos de tentativas e fracassos, ela volta ao sertão para cuidar de sua mãe doente. Quando estreita os laços com seu aluno Leandro a partir de uma caixa de música, ela volta a vislumbrar a possibilidade de realizar seu sonho.

O curta estreou em janeiro deste ano, na 21ª Mostra de Cinema de Tiradentes. Desde então, passou por festivais pelo Brasil, como o 41º Guarnicê de Cinema (Maranhão), que premiou Marcélia Cartaxo como Melhor Atriz Coadjuvante. Além disso, o filme foi selecionado para o 28º Cine Ceará – Festival Ibero-Americano de Cinema e o 46º Festival de Cinema de Gramado (Rio Grande do Sul), marcados para agosto deste ano.

Após a exibição dos curtas, o público conhecerá os vencedores da 25ª edição do festival.

Uma realização da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA), o 25º Festival de Cinema de Vitória conta com o patrocínio do Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura, da Petrobras, do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), do Banco Regional de Desenvolvimento (BRDE), do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), da Ancine, e do Governo Federal, com Apoio da Rede Gazeta, da Prefeitura Municipal de Vitória, e da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo. O Festival conta também com Apoio Institucional do Centro Técnico do Audiovisual (CTAv), do Canal Brasil, da Arcelor Mittal, da Link Digital, da Mistika, da Cia Rio, da UVV e da Marlim Azul Turismo. O lounge do Festival é co-realizado pela Galpão Produções e pela molaa.

25º Festival de Cinema de Vitória: Sessão Especial

Sábado – 8 de setembro | 21h

Teatro Carlos Gomes, Centro de Vitória

Entrada gratuita

 

Confira as sinopses dos filmes convidados:

Boca de Fogo, de Luciano Pérez Fernández (9′, DOC, RJ, Classificação: Livre). Cidade de Salgueiro, sertão de Pernambuco, Brasil. Na arquibancada, o sol castiga os torcedores. No rádio, Boca de Fogo incendeia a transmissão.


Nova Iorque, de Léo Tabosa (24′, FIC, PE, Classificação: 10 anos). Leandro e Hermila querem fugir. Leandro e Hermila querem ficar.