Após uma estreia de sucesso em 2017, a Mostra Nacional de Videoclipes chega para o 25º Festival de Cinema de Vitória com uma grande diversidade de estilos musicais. Produzidos em várias regiões do Brasil, as obras vão do rock ao samba, do rap ao pop. Os treze clipes selecionados ocupam a tela do Teatro Carlos Gomes no dia 6 de setembro, às 16h. A entrada é gratuita.

O videoclipe é um gênero transgressor por natureza, contestador estético que oxigena os demais gêneros audiovisuais por sua liberdade técnica, artística e criativa. A partir dele, muitas diretoras e diretores deram o primeiro passo rumo à carreira audiovisual. Neste ano, os videoclipes protagonizados por negros impactaram o mainstream da música pop norte-americana. No Brasil, o gênero movimenta grande parte da produção de artistas engajados com causas negras, feministas e LGBTQI+.

O Festival de Vitória segue essa empreitada de experimentações, flutuando pelo colorido, P&B, plano sequência, animação, entre outras técnicas, e recebendo grandes talentos que projetam o melhor do audiovisual brasileiro no coração da capital capixaba.

O videoclipe vencedor será conhecido no dia 8 de setembro, na noite de encerramento do festival. A obra receberá o Troféu Vitória de Melhor Vídeo, escolhido por um júri técnico.

A curadoria da 2ª Mostra Nacional de Videoclipes foi realizada pelo jornalista Luiz Eduardo Neves e pela diretora Suellen Vasconcelos.

Uma realização da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA), o 25º Festival de Cinema de Vitória conta com o patrocínio do Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura, da Petrobras, do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), do Banco Regional de Desenvolvimento (BRDE), do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), da Ancine, e do Governo Federal, com Apoio da Rede Gazeta, da Prefeitura Municipal de Vitória, e da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo. O Festival conta também com Apoio Institucional do Centro Técnico do Audiovisual (CTAv), do Canal Brasil, da Arcelor Mittal, da Link Digital, da Mistika, da Cia Rio, da UVV e da Marlim Azul Turismo. O lounge do Festival é co-realizado pela Galpão Produções e pela molaa.

25º FESTIVAL DE CINEMA DE VITÓRIA

3 a 8 de setembro

Teatro Carlos Gomes, Centro de Vitória

Entrada gratuita

 

2ª MOSTRA NACIONAL DE VIDEOCLIPES

Quinta-feira – 6 de setembro | 16h

A Cidade, de Artur Miranda (04’, RJ, 2017, performance de Cícero & Albatroz)
É com Jabá, de André Wofchuk (03’, RS, 2017, performance de Tonho Crocco)
Desencontro, de Jackson Abacatu (03’, MG, 2018, performance de Aqueles que não sabem de nada)
La Dôtu Lado, de Eduardo Zunza (04’, MG, 2018, performance de Coladera)
Frio, de Marina Lima (05’, DF, 2017, performance de San Lunes)
Mistérios, de Eduardo Christofoli (04’, RS, 2017, performance de Leandro Zen)
Samurai do Rap, de Marcos Antônio Rodrigues (03’, ES, 2018, performance de Adikto)
Cherry Blossom, de Junior Batista (04’, ES, 2017, performance de Solveris)
Imagem, de Artur Miranda (04’, RJ, 2017, performance de Mahmundi)
Mulher do Fim do Mundo, de Paula Gaitán (05’, RJ, 2017, performance de Elza Soares)
Andei Muito, de Fabrício Koltermann (4’40”, RS, 2017, performance de Cuscobayo)
Teresa, de Erika Mariano (2,35″, ES, 2017, performance de Whatever Happened To Baby Jane)
Seguindo o Pastor, de Fabrício Koltermann (4’07”, RS, 2018, performance de Extratelurianos)