Em sua edição comemorativa de 25 anos, o Festival de Cinema de Vitória lança uma janela dedicada a filmes que trazem reflexões sobre o meio ambiente

O cinema é uma arte em permanente diálogo com as questões sociais da atualidade. Esse vínculo com a realidade contemporânea se expressa nos filmes através das temáticas abordadas e de suas escolhas estéticas. Considerando a importância de abrir espaço para o debate sobre a sustentabilidade, o 25º Festival de Cinema de Vitória (FCV), que acontece de 3 a 8 de setembro, em Vitória, contará com a primeira Mostra Nacional de Cinema Ambiental.

Serão selecionados filmes de curta-metragem nos gêneros animação, documentário e ficção que serão exibidos em sessão única e concorrerão ao Troféu Vitória de Melhor Filme pelo Júri Popular. Completando um quarto de século, o FCV está em constante renovação e, ao longo de sua história, tem investido na criação de novas mostras que abordam temáticas relevantes no recente contexto social como a luta racial, as questões de gênero e a diversidade sexual.

A Mostra Nacional de Cinema Ambiental segue esse fluxo e exibirá na telona filmes que expressam a preocupação com a sustentabilidade ambiental, denunciam a exploração predatória dos recursos naturais, evidenciam o esgotamento do planeta ou apresentam saídas para o atual modelo de desenvolvimento econômico com exemplos de práticas que promovam a equidade socioambiental e manutenção do patrimônio natural.

Segundo Lucia Caus, diretora do FCV, as questões ambientais sempre estiveram presentes em edições anteriores do evento e têm ganhado destaque entre as produções inscritas nos últimos anos. “Temos percebido uma crescente participação de filmes que tratam de assuntos relacionados ao meio ambiente a cada ano. Além dos aspectos formais da cinematografia, a pertinência das temáticas suscitadas pelas obras audiovisuais é muito relevante para definirmos os conteúdos que serão abordados em nossa programação. O cinema tem a capacidade de gerar empatia no espectador, por isso, a exibição desses filmes é uma forma de contribuir para a tomada de consciência ética sobre a realidade socioambiental da qual fazemos parte, sobretudo para as novas gerações”.

Também fazem parte da programação do Festival de Cinema de Vitória a Mostra Competitiva Nacional de Longas, a Mostra Competitiva Nacional de Curtas, a Mostra Corsária, a Mostra Foco Capixaba, a Mostra Mulheres no Cinema, a Mostra Cinema e Negritude, a Mostra Quatro Estações, a Mostra de Filmes de Animação, o Festivalzinho de Cinema e a Mostra Nacional de Videoclipes.

Uma realização da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA), o 25º Festival de Cinema de Vitória acontecerá entre os dias 3 e 8 de setembro e conta com o patrocínio do Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura, do Banco Regional de Desenvolvimento (BRDE), do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), da Ancine, da Petrobras e do Governo Federal, com Apoio da Rede Gazeta, da Prefeitura Municipal de Vitória, e da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo. O Festival conta também com Apoio Institucional do Centro Técnico do Audiovisual (CTAv), do Canal Brasil, da Arcelor Mittal, da Link Digital, da Mistika, da Cia Rio, da UVV e da Marlim Azul Turismo.

Foto: Marcelo Siqueira