Na noite da última sexta-feira (11), o Cine Metrópolis, em Vitória, sediou a Sessão Vitrine Petrobras com a exibição de Todos os Paulos do Mundo, longa-metragem de Gustavo Ribeiro e Rodrigo de Oliveira. O evento também foi um pré-evento do 25º Festival de Cinema de Vitória.

Após a exibição, o público teve a chance conhecer sobre os bastidores e sobre o processo criativo do filme em um bate-papo com o diretor Rodrigo de Oliveira que contou com a mediação do jornalista Paulo Gois Bastos. Presente na sessão, o representante da Comunicação da Petrobras no Espírito Santo, Bruno Lima, disse se tratar de uma noite duplamente especial para a empresa: “primeiro pela Sessão Vitrine Petrobras, iniciativa que existe há dois anos e chega em 24 cidades brasileiras oportunizando a repercussão de filmes nacionais e contribuindo para a formação de plateia, uma dessas salas é o Cine Metrópolis e, segundo, por ser um pré-evento de um festival muito querido por todos nós, que é o Festival de Cinema de Vitória, que completa sua 25ª edição, certamente é uma grande conquista para qualquer festival chegar a esta marca. É muito bom estarmos perto desse projeto, dessa garra toda, tenho certeza que será um evento belíssimo”.

Para a produtora executiva do Festival de Cinema de Vitória, Larissa Delbone, é uma honra iniciar o calendário da edição comemorativa dos 25 anos do Festival com um filme que rende homenagem a um artista consagrado como Paulo José. “Esta sala representa bem a resistência do cinema, essa arte que é resistência, haja o que houver o cinema acontece. O cinema é uma arte que grita e o Paulo José é um representante ímpar dessa característica”.

Quem também esteve presente na sessão para saudar o público foi o secretário de Cultura da Ufes, Rogerinho Borges. Bem emocionado, o diretor Rodrigo de Oliveira (foto ao lado) transmitiu o carinho de Paulo José para o público capixaba: “ele mandou beijos e queria muito estar aqui, pois adora esta cidade, mas é difícil para ele viajar. Fazem umas duas semanas que estou viajando pelo Brasil há 15 dias para divulgar o filme, mas estou sentindo um frio na barriga como se fosse a primeira exibição pública dele. Há cerca de 17 anos, quando eu frequentava esta sala, não imaginava que exibiria um filme deste porte aqui. Trabalhei e sou cria do Festival de Cinema de Vitória, foi no Festival que encontrei o Paulo José pela segunda vez na vida e é muito bom ter um filme meu iniciando os trabalhos da 25ª edição”.

Sobre o filme

 

 

 

 

 

 

 

 

 

De forma poética Todos os Paulos do Mundo narra a carreira do ator e diretor Paulo José com imagens de suas atuações em inúmeros trabalhos no cinema, teatro e televisão. Produzido por Vania Catani, da Bananeira Filmes, o longa também apresenta momentos atuais do artista e navega por estilos diversos de documentário. Um ícone da arte e cultura brasileiras, Paulo José é um talento sem igual, carismático e dono de uma voz inconfundível.

Todos os Paulos do Mundo narra a vida e a obra desse grande nome do cinema brasileiro através dos personagens que viveu e das reflexões que Paulo José, há vinte cinco anos convivendo com o Mal de Parkinson, consegue articular ainda hoje, às vésperas de seu aniversário de 80 anos. Diante da perda da voz, um artista que insiste em falar e que encontra em Todos os Paulos do Mundo a caixa amplificadora de seu verbo para o mundo.

25º Festival de Cinema de Vitória

E até o próximo dia 20 de maio estão abertas as inscrições para o 25º Festival de Cinema de Vitória. Podem ser inscritos filmes de todo o Brasil nos formatos de curta e longa-metragem nos diversos gêneros (ficção, documentário, animação, experimental, videoclipe etc).

Uma realização da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA), o 25º Festival de Cinema de Vitória acontecerá entre os dias 3 e 8 de setembro e conta com o patrocínio do Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura, do Banco Regional de Desenvolvimento (BRDE), do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), da Ancine, da Petrobras e do Governo Federal, com Apoio da Rede Gazeta, da Prefeitura Municipal de Vitória, e da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo. O Festival conta também com Apoio Institucional do Centro Técnico do Audiovisual (CTAv), do Canal Brasil, da Arcelor Mittal, da Link Digital, da Mistika, da Cia Rio, da UVV e da Marlim Azul Turismo.

Fotos Tati Huaer / Acervo Galpão Produções e IBCA