Ufes recebeu última exibição do 24º FCV Itinerante - 24º Festival de Cinema de Vitória

A sala de cinema esteve cheia para prestigiar o encerramento do 24º Festival de Cinema de Vitória Itinerante na noite dessa sexta-feira (02) no Cine Metrópolis em Vitória. Na telona, o público assistiu à exibição de quatro episódios da série “Irmão do Jorel”, animação criada e dirigida por Juliano Enrico. A plateia contou com crianças e adolescentes das comunidades da Consolação, Bairro da Penha e Morro de Santa Helena, todas em Vitória. Iniciativa patrocinada pelo Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura, do Governo Federal e da Petrobras, o 24º Festival de Cinema de Vitória Itinerante percorreu balneários do litoral do  Espírito Santo promovendo exibições gratuitas e ao ar livre de filmes brasileiros.

Saiba mais: 24º Festival de Cinema de Vitória Itinerante: uma rota de cinema durante o verão  

Em sua saudação ao público, a representante da comunicação empresarial da Petrobras no Espírito Santo, Thais Barreto, ressaltou a importância do Festival de Cinema de Vitória enquanto instrumento para difusão do cinema nacional: “a Petrobras patrocina o Festival há 20 anos, pois essa é uma iniciativa que difunde a cultura brasileira e capixaba não apenas em Vitória, mas também do norte ao sul do Estado”. Presente na sessão, o Secretário de Cultura da Universidade Federal do Espírito Santo, Rogerinho Borges também deu as boas vindas ao público.

Sobre a série “Irmão do Jorel”

A sessão ainda contou com as presenças de Luiz Tadeu Teixeira, Denise Marques, Federico Teixeira e Jor-El Teixeira que são, respectivamente, o pai, a mãe e irmãos de Juliano Enrico, além de terem inspirado os personagens da animação “Irmão do Jorel”. Primeira série de animação original do Cartoon Network realizada na América Latina, “Irmão do Jorel” fez sua estreia em 2014 e, dois anos depois, estreava a segunda temporada, ambas com 26 episódios cada uma. A série narra situações em que sempre acontecem confusões, algumas bem sérias e outras nem tanto, todas bem típicas de um ambiente familiar brasileiro da década de 1980, em meio a aventuras surreais e sem-sentido, sempre a partir da perspectiva do Irmão do Jorel.

Fique por dentro: Entrevista com Juliano Enrico – criador e diretor da série Irmão do Jorel

Na última sessão do 24º Festival de Cinema de Vitória Itinerante foram exibidos episódios da segunda-temporada de “Irmão do Jorel” que foram veiculados em 2017. Foram eles: “Em Busca de Liberdade”, “Elefante de Porcelana”, “Dormindo, Acordado, Dormindo” e “Eject Especial”.

Sobre o 24º Festival de Cinema de Vitória Itinerante

O 24º Festival de Cinema de Vitória Itinerante é um projeto que alia o turismo ao lazer cultural para promover as belezas do litoral capixaba e difundir o cinema brasileiro. Por onde passou, esse circuito de cinema ao ar livre recriou uma verdadeira sala de cinema com equipamentos de projeção e de som adequados, cadeiras para os espectadores e até um tapete vermelho. Além de Vitória, receberam as sessões itinerantes os balneários de Pontal do Ipiranga, em Linhares; Santa Cruz, em Aracruz; Iriri, em Anchieta; e Guriri, em São Mateus. Essa iniciativa também proporcionou uma aproximação  afetuosa e descompromissada do cinema nacional com o  público de moradores e turistas das localidades atendidas.

Uma realização da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte, o 24º Festival de Cinema de Vitória que tem patrocínio do Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura, do Governo Federal e da Petrobras. O 24° Festival de Cinema de Vitória Itinerante conta com o apoio da Rede Gazeta, da ArcelorMittal Tubarão, da Caixa Econômica Federal e das Prefeituras locais. Para sua última exibição, o projeto também contou com o apoio da Universidade Federal do Espírito Santo.

Fotos: Tati Hauer