Muita animação e plateia cheia marcaram a abertura do 24º Festival de Cinema de Vitória Itinerante –  iniciativa patrocinada pelo Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura, pelo Governo Federal e pela Petrobras. Na sexta-feira (05) e sábado (06), o balneário de Pontal do Ipiranga, em Linhares, recebeu as primeiras sessões desse circuito de cinema ao ar livre que segue até o próximo dia 02 de fevereiro. Lá, as exibições aconteceram na Praça do Eclipse, espaço próximo ao trecho urbano mais badalado dessa praia que atrai turistas de todo o Brasil.

Presente em uma das sessões o secretário municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer de Linhares, Ivan Salvador, ressaltou a importância de ter o audiovisual como uma das atrações da programação cultural local: “muitas crianças e adultos que estão aqui nunca tiveram a chance de ir a uma sala de cinema. Eventos como esse nos ajudam a pensar sobre qual é a vocação e identidade cultural local do balneário para investirmos numa programação diversificada e que contemple todos os públicos”.

Para a empresária e moradora de Linhares Vanessa Gomes assistir à uma exibição de filmes ao lado da praia e em um espaço aberto foi bem diferente: “sempre vou ao cinema, mas ainda não tinha participado de uma sessão de cinema ao ar livre, também tenho pouco costume de assistir a filmes brasileiros. Esse tipo de atividade nunca aconteceu por aqui, as pessoas ficaram surpresas e entusiasmadas”.

Pontal do Ipiranga é um dos principais pontos turísticos do município de Linhares. Situado a cerca de 45 km da sede do município, esse balneário concilia a ocupação urbana com o respeito à natureza. Entre a praia e a área urbanizada há uma extensa faixa com vegetações arbustiva e de restinga preservadas, o lugar também ponto de desova de algumas espécies de tartarugas marinhas e, por isso, também possui uma base do Projeto Tamar.

Durante a estação mais quente do ano, Pontal do Ipiranga recebe turistas de todo o Brasil atraídos pelo seu clima festivo, suas águas mornas e outros atrativos naturais. Durante os dias em que a equipe do 24º Festival de Cinema de Vitória Itinerante esteve por lá foi possível perceber o quanto seus frequentadores são animados e o quanto sua programação de verão é diversificada: lual na praia, shows de blues, jazz, forró e trio elétrico com axé music foram algumas das atrações oferecidas a turistas e moradores. E essa animação toda segue até depois do carnaval.

O 24º Festival de Cinema de Vitória segue até o próximo dia 02 de fevereiro e percorrerá de norte a sul do litoral do Espírito Santo para levar a magia do cinema. Na telona, o público assiste a recentes produções do cinema brasileiro com uma programação gratuita de filmes de longa e curta-metragem. Em cada exibição é montada uma verdadeira sala de cinema com cadeiras para plateia, um telão de 8 x 5 metros, tapete vermelho e equipamentos de projeção e som adequados.

Uma realização da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte, o 24° Festival de Cinema de Vitória contribui para a formação de plateia, para a difusão do cinema nacional e para a promoção do lazer cultural. Esta iniciativa também conta com o apoio da Rede Gazeta, da ArcelorMittal Tubarão, da Caixa Econômica Federal e das Prefeituras locais.

Saiba mais:

Em sua 2ª semana o 24º Festival de Cinema de Vitória chega em Santa Cruz

– Pontal do Ipiranga recebe as primeiras sessões do 24º Festival de Cinema de Vitória Itinerante

– Conheça a rota e a programação do 24º Festival de Cinema de Vitória Itinerante

  Cinema para os pequenos espectadores 

 FOTOS: Tati Hauer