As oficinas de Preparação de Atores, com Jefferson Almeida, e Animação em 2D, com Otto Guerra, terminaram na quinta-feira (14), na Ufes, e fizeram sucesso entre os participantes. Os cursos, que integram a programação do 24º Festival de Cinema de Vitória, estimulam a qualificação profissional na área audiovisual.

 

Para a estudante de artes plásticas Ariane Piñero, de 25 anos, participar de uma oficina com o diretor Otto Guerra está sendo uma oportunidade e tanto. “Estou aproveitando pra fazer várias perguntas pro Otto Guerra por causa da experiência que ele tem, de tantos filmes maravilhosos produzidos” derrama-se.

 

A aluna tem a expectativa de aplicar o aprendizado do Festival no seu cotidiano de jovem artista capixaba. “Estou tentando me encontrar por meio dessa experiência. Vamos tentar descobrir como, aqui em Vitória, podemos fazer para desenvolver o cinema autoral de animação”, aposta.

 

Norrayne Nascimento, de 20 anos, disse que, mesmo fazendo teatro há seis anos, nunca teve uma experiência tão intensa quanto a da Oficina de Preparação de Atores do Festival. “Descobrimos qual era a dança do nosso corpo, a musicalidade, as expressões, o que tínhamos para mostrar. Depois interagimos com as outras pessoas, e eu fui aprendendo a ouvir o outro”, conta.

 

Crítica e Realização

 

Outras duas oficinas também integram a programação do 24º Festival de Cinema de Vitória, a de Crítica Cinematográfica e de Realização em Cinema e Vídeo. Ministrado por André Dib, o curso de Crítica começou na segunda-feira e termina nesta sexta-feira. Os participantes tiveram a chance de conhecer uma introdução ao pensamento crítico e às possibilidades de olhar e refletir sobre a sétima arte. Para conhecer os textos produzidos nas aulas, basta acessar o site oficinadecritica.wordpress.com.

 

Já a Oficina de Realização em Cinema e Vídeo, que também começou na segunda-feira, segue até amanhã em aulas práticas e teóricas. O curso tem o objetivo de instrumentalizar os participantes, técnica e artisticamente, para a realização de um filme de ficção com até 15 minutos.

 

Uma realização da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA), o 24º Festival de Cinema de Vitória acontece entre os dias 11 e 16 de setembro e conta com o patrocínio do Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura, e da Petrobras, com o apoio institucional da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo, da Cesan, da Secretaria de Cultura da Universidade Federal do Espírito Santo, do Banestes e do Canal Brasil, e com o apoio da Rede Gazeta, da Prefeitura de Vitória, ArcelorMittal, da Academia Internacional de Cinema, da CiaRio, da Mistika e da Link Digital.