A janela mais tradicional do Festival de Cinema de Vitória, a Mostra Competitiva Nacional de Curtas, chega à sua 21ª edição nesta terça-feira (12). São 17 obras da recente produção brasileira exibidas de terça a sexta-feira (15), com sessões a partir das 19h, no Teatro Carlos Gomes.

 

Ficção, documentário e animação são os gêneros que compõem a mostra no Teatro Carlos Gomes. O Espírito Santo tem o maior número de obras selecionadas, com cinco produções. Os outros Estados representados são Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco e Alagoas.

 

Os tempos difíceis por que passa o Brasil estão refletidos, direta ou indiretamente, nos filmes da mostra. “De que forma se posiciona o cinema brasileiro? Movida por esta questão, a seleção permite investigar a recente produção de curtas como respostas ao agora”, comenta o curador, André Dib.

 

O anúncio das produções premiadas será feito no dia 16 de setembro, a partir das 21h, durante a Cerimônia de Encerramento do 24º Festival de Cinema de Vitória.

 

Uma realização da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA), o 24º Festival de Cinema de Vitória acontece entre os dias 11 e 16 de setembro e conta com o patrocínio do Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura, e da Petrobras, com o apoio institucional da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo, da Cesan, da Secretaria de Cultura da Universidade Federal do Espírito Santo, do Banestes e do Canal Brasil, e com o apoio da Rede Gazeta, da Prefeitura de Vitória, ArcelorMittal, da Academia Internacional de Cinema, da CiaRio, da Mistika e da Link Digital.

 

24º FESTIVAL DE CINEMA DE VITÓRIA
De 11 a 16 de setembro
Teatro Carlos Gomes
Entrada gratuita

 

21ª MOSTRA COMPETITIVA NACIONAL DE CURTAS
De 12 a 15 de setembro, a partir das 19h