A história de uma mulher que quer ser perfeita em todas as suas obrigações e começa a se redescobrir após uma notícia bombástica de sua mãe. Essa é a trama de “Como Nossos Pais”, filme que abre a 7ª Mostra Competitiva Nacional de Longas do 24º Festival de Cinema de Vitória, na noite desta segunda-feira (11). A elogiado obra da diretora Laís Bodonzky ocupa a tela do Teatro Carlos Gomes às 21h15, com entrada gratuita.

 

Vencedora de seis Kikitos no 45º Festival de Gramado, entre eles o de Melhor Filme, a produção é o quarto longa-metragem da cineasta. Na terça-feira (12), ela participa de um debate e uma entrevista coletiva sobre o longa no Hotel Senac Ilha do Boi, às 9h30. A participação é aberta a todos os interessados.

Mostra

Além de “Como Nossos Pais”, outros cinco filmes integram a 7ª Mostra Competitiva Nacional de Longas. A seleção traz filmes de diversos gêneros e estilos, em um caldo grosso de inquietação com reflexões existenciais, morais e sociais. A curadoria ficou a cargo de Rodrigo Fonseca, crítico de cinema titular do blog P de Pop do jornal “O Estado de S. Paulo” e colunista do site Omelete.

A produção recente do cinema nacional está representada ainda pelo documentário “Baronesa” (MG), de Juliana Antunes; a comédia dramática “A Fera na Selva” (SP), de de Eliane Giardini, Lauro Escorel e Paulo Betti; o suspense “Laura” (PR), de Jonathan Murphy; o drama “Pedro Sob a Cama” (RJ), de Paulo Pons; e o terror “Terra e Luz” (GO), de Renné França.

 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA MOSTRA

 

Os filmes concorrem ao Troféu Vitória nas categorias de Melhor Filme (Júri Oficial), Melhor Direção, Melhor Roteiro, Melhor Contribuição Artística, Melhor Interpretação e Melhor Filme (Júri Popular). O resultado da premiação será anunciado na noite de encerramento do festival, no dia 16 de setembro.

Uma realização da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA), o 24º Festival de Cinema de Vitória acontecerá entre os dias 11 e 16 de setembro e conta com o patrocínio do Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura, e da Petrobras, com o apoio institucional da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo, da Cesan, da Secretaria de Cultura da Universidade Federal do Espírito Santo e do Canal Brasil, e com o apoio da Rede Gazeta, da Prefeitura de Vitória, da Academia Internacional de Cinema, da CiaRio, da Mistika e da Link Digital.

 

24º FESTIVAL DE CINEMA DE VITÓRIA
11 a 16 de setembro, no Teatro Carlos Gomes
(Praça Costa Pereira, s/n, Centro, Vitória)
Entrada gratuita

7ª MOSTRA COMPETITIVA NACIONAL DE LONGAS
De segunda a sexta-feira (11 a 15 de novembro), a partir das 20h30